Siga-nos

Perfil

Expresso

One web show

O mundo numa palavra

De hora a hora, o site 10x10 monitoriza automaticamente o conteúdo das secções de Internacional de três órgãos de comunicação social com prestígio mundial: a agência de notícias Reuters, os sítios da BBC e do "New York Times".

Em cima das histórias mais importantes de cada um deles, é aplicada uma análise de conteúdo para encontrar as 100 palavras mais usadas nas notícias destacadas. A estas palavras são associadas 100 fotografias que figuram nos textos analisados. Resultado: De hora a hora, o ecrã mostra uma montra quadrada com 10x10 fotografias. Ao lado, o produto da análise estatística, ou seja, as 100 palavras mais usadas pelos três órgãos de comunicação social.

O visitante fica assim a saber, na hora, o que está a marcar a actualidade no mundo.

O verdadeiro génio que criou este processo automático chama-se Jonathan Harris e tem 27 anos. Este jovem norte-americano formou-se em computação na Universidade de Princeton e dedica-se em exclusivo à Internet. De acordo com a biografia de Jonathan , o seu trabalho tenta "compreender os humanos globalmente, através de pistas que vão sendo deixadas na Internet". Tal como o conteúdo das notícias.

Miguel Martins

Editor de Multimédia do EXPRESSO