Siga-nos

Perfil

Expresso

One web show

O jornal que foi salvo pela comunidade

Quando todas as tentativas de recuperar leitores tinham falhado, a administração resolveu fechar o "Bluffton Today", um diário americano da cidade Bluffton, na Carolina do Sul. No derradeiro momento o director pediu uma última oportunidade. Foi aceite.

Surgia assim o novo site do jornal, totalmente virado para a comunidade local. O director decidira apostar em assuntos do interesse dos cidadãos de Bluffton, colocados na página do jornal por esses mesmos cidadãos. Fossem polémicos, de lazer ou até do círculo familiar.

A fórmula foi um sucesso e o sítio na web é considerado um exemplo pioneiro da participação cívica e do crescimento do poder de intervenção de uma comunidade.

"Não pedimos às pessoas para cobrirem os acontecimentos por nós. Criámos foi um pólo de discussão para a cidade. As notícias vão ali surgindo, segui-las é a nossa responsabilidade". Foi desta forma que o director tranquilizou os jornalistas que pensavam estar dispensados, sublinhando que a participação cívica não substituiria o seu trabalho, mas antes daria pistas para a cobertura do que preocupa as pessoas, pontos de partida para boas histórias, que inclusive seriam publicadas no jornal em banca.

Hoje, o "Bluffton Today" não só venceu a crise, como está a vender tanto como nos anos 70, quando estava no auge do sucesso.

Miguel Martins

Editor de Multimédia do EXPRESSO