Siga-nos

Perfil

Expresso

One web show

À espera da resposta de "El País"

As visitas ao site do jornal espanhol "El Mundo" dispararam quando o rival "El País" resolveu fechar a edição impressa em 2003. A consulta do "El País" caiu a pique, enquanto o concorrente aproveitava e lançava uma campanha dizendo que os conteúdos na Net deviam ser gratuitos, conquistando assim muitos dos ciberleitores em debandada. O "El País" voltou atrás, mas era tarde.

Recentemente, dia 24 de Outubro, o "El Mundo" abriu gratuitamente a consulta às edições impressas desde 1994 (pesquisar edições aqui). Desconhece-se ainda a resposta que dará o "El País", no entanto, por mais que a direcção e a administração deste diário pensem que devem manter o arquivo fechado, sabem que há uma verdade incontornável: o número de acessos já vale muito mais do que as receitas da consulta fechada.

Que o diga o "El Mundo" que soma quase dez milhões de visitas por mês e continua a crescer.

--------------------

Ainda sobre a importância do livre acesso aos contéudos na Internet

A citação

"Não devemos tolerar nem limitações públicas ao acesso à Web, nem a cyber-repressão."

Viviane Reding, comissária europeia para as Sociedades de Informação, durante o discurso de abertura do Internet Governance Forum, na Grécia (visite o site oficial aqui).

--------------------

O número

791



 Total de comentários que o fórum "Os professores têm razões para estarem descontentes com o Governo?" reunia até ontem, sexta-feira, no site do EXPRESSO (visitar fórum aqui).

Miguel Martins

Editor de Multimédia do EXPRESSO