Siga-nos

Perfil

Expresso

Flagrante deleite

O passado de Merche Romero, o futuro de Natascha Kampusch

A fotografia recuperada de Merche Romero, dos tempos em que se chamava Merçê e concorria a Miss Rio Maior, e a imagem de Natascha Kampusch, a jovem de dezoito anos que desde os dez viveu com o seu raptor numa cave escondida na Áustria, reconstruída no photoshop para dar uma ideia do que ela será hoje, têm ambas uma curiosa analogia.

 



As duas fotos trazem consigo a crueldade do tempo e o desejo  imaginário que há em muitos de nós. 

 

A menina gorducha, vestida de suburbana, que perdia o título de "miss" para uma actual secretária em Santarém (e que é hoje uma anónima no meio de papelada de um stand de carros) deu lugar a uma das mais desejadas mulheres portuguesas.

 

A outra gorducha que aos dez  tinha um sorriso angélico, diz hoje aos dezoito (depois de ter fugido da "cave Adão") ter gostado do carcereiro. A foto imaginada, pode não corresponder à realidade, mas não deve andar longe do  personagem real.

 

As imagens como testemunho ou como objecto da imaginação acabam por tornar reféns delas as suas vitimas: os retratados.

 

Daí a relutância de certas culturas em se deixarem fotografar e a preocupação de figuras públicas em construírem a sua personalidade visível a partir de estereótipos, controlando ao pormenor tudo o que dão a mostrar.

 

Acabamos sempre reféns da nossa imagem.

 

Susan Sontag escreveu em On Photography: "fotografar é possuir um objecto".

 

Se tínhamos como adquirido que as estratégias perversas de "o que parece é" só se aplicavam a artistas e derivados e a políticos burgueses, a imagem do camarada Jerónimo de camisola de alças amarela a bulir na construção da Festa do Avante, numa réplica de manequim da GAP em versão proletária, não podia ter sido mais surpreendente: é o regresso aos tempos da propaganda soviética, do ícone do homem de mármore, aos heróis de papel.

 

Acabamos sempre reféns da nossa imagem, quando escapamos aos fãs ou aos violadores.

 

Luiz Carvalho

Coordenador-geral de Fotografia do EXPRESSO