Siga-nos

Perfil

Expresso

Emprego e Carreira

O melhor lugar para começar

A expressão "um bom lugar para começar é onde estás agora!" acompanha-me desde miúda por herança paterna. Sempre assim foi nos momentos mais decisivos. Naqueles de encruzilhada em que, invariavelmente, percebo que único passo a dar é em frente.

De quando em quando, tropeço nela e sou forçada a concordar que o futuro, as viragens que fazemos na vida e as conquistas que alcançamos são 90% fruto do nosso presente, da conjuntura actual, do nosso inconformismo saudável e da nossa vontade e 10% resultado das memórias passadas. De pouco serve lamentar os insucessos e as más experiências. De muito serve analisá-las, aprender com elas e avaliar o presente. Perceber o que somos, o que queremos ser e que caminhos temos para lá chegar. E talvez por isso, o melhor lugar para começar seja mesmo (e sempre) aquele onde está agora. De nada serve voltar ao passado.

Não! Este não é um blogue fatalista! Este é o blogue que não o quer ver à deriva no mundo do trabalho e que lhe quer mostrar que é possível chegar longe partindo de onde está. A partir daqui queremos colocá-lo na rota nas últimas tendências do mercado de laboral. Queremos encorajá-lo a dar aquele passo que há tanto adia e mudar de rumo profissional. Queremos ajudá-lo a  escolher ou gerir melhor a sua carreira ou até mesmo a criar uma empresa de sucesso. Tudo partindo daqui! De onde está agora!

Inicie uma contagem decrescente e enumere os 10 pontos que mudaria na sua vida profissional a partir deste momento. Pergunte-se porque é que ainda não os mudou. Pondere o que pode fazer para melhorar o que lhe desagrada. Defina estratégias. Motive-se. Prepare-se para o "combate". E arrisque! Arrisque não se acomodar! Arrisque começar de novo (se necessário) partindo, exactamente, de onde está agora!

Cátia Mateus

Jornalista

Visite aqui o expressoemprego.pt