Siga-nos

Perfil

Expresso

Emprego e Carreira

5 Mandamentos para Negociar um Emprego

Durante esta semana chegou-me às mãos um "guião" que tem tanto de interessante quanto de útil para quem procura emprego. Yves Turquin, o presidente da empresa de recursos humanos Transitar, do grupo Lee Hecht Harrison, decidiu partilhar aquilo que considera ser "A Arte de bem negociar um novo posto de trabalho". Vale a pena registar, principalmente se pensarmos nos resultados de vários estudos mundiais que revelam que nos dias que correm um trabalhador muda de emprego, no mínimo, 10 vezes durante a sua carreira.

 

Face a esta realidade, são necessários candidatos bem preparados. Yves Turquin vai mais longe e refere: "mesmo tendo conseguido escrever a carta de apresentação perfeita, que tenha colocado todos os detalhes essenciais no seu currículo e tenha conseguido atingir a fase final do recrutamento, deverá estar consciente que ainda é preciso continuar a tomar uma atitude muito cuidadosa e acertiva no processo final de negociação. Compreender correctamente o que engloba este novo emprego, incluindo os aspectos de compensação e benefícios, é crítico para chegar a um ponto de benefício mútuo para o empregado e para o empregador".

 

Tome então nota dos 5 Mandamentos para Negociar um Emprego, segundo Yves Turquin:

 

1º – Escolha de Modo Sábio

Receber uma proposta de emprego é sempre uma experiência de enorme satisfação. Os gestores responsáveis pela contratação, tipicamente, ligam para o candidato para lhe fazer uma oferta verbal e ficam à espera de receber uma resposta positiva o mais rápido possível. Resista à tentação! De modo a negociar eficazmente e tomar uma decisão consciente você vai necessitar de ver a proposta por escrito. Não inicie qualquer tipo de negociação durante um telefonema. Em vez disso, agradeça e fale sobre a satisfação por a oprtunidade que lhe estão a dar.

 

2º - Faça Trabalho de Casa

Antes de iniciar o processo de negociação, faça uma pesquisa e análise profunda sobre a empresa. Reveja relatórios financeiros, notícias da imprensa para se assegurar de que vai dar um passo seguro e de que a empresa é financeiramente estável. Procure também perceber a postura ética e organizacional da empresa.

 

3º - Utilize os seus Pontos Fortes

Se recebeu uma proposta de emprego é porque a empresa confia nas suas capacidades, por isso faça uso delas!Se é fluente na sua comunicação verbal, negoceie sem problemas telefonicamente ou pessoalmente. Se as suas potencialidades estão na escrita, opte por este meio para apresentar a sua contra-proposta.

 

4º - Estabeleça objectivos altos, mas Não Muito Altos

Quer saber onde deverá colocar a sua fasquia na negociação salarial? Procure sites dedicados a comparativos salariais que oferecem guias completos de intervalos salariais para um grande espectro de sectores, evitando assim que se ponha a adivinhar qual o salário apropriado. Na negociação, mostre sempre o desejo de receber um pouco mais do que aquilo que está disposto a aceitar. Inclua os benefícios que ache necessários.

 

5º - Continue a Vender!

Durante o processo de negociação, reforce o impacto positivo que terá para a empresa, as boas ideias que tem para o negócio e o seu entusiasmo com a oportunidade que lhe estão a dar.

 

Cátia Mateus, jornalista



 Visite aqui o expressoemprego.pt