Siga-nos

Perfil

Expresso

Cibercidadania

Um exemplo de debates públicos

Convinceme.net é o que o nome indica: um website onde queremos convencer o outro da nossa razão. Através de argumentos e votos, não de ataques pessoais.

O conceito é simples: registo-me e proponho um debate competitivo, que aceita desafiantes e onde os votos decidem um vencedor, ou simplesmente uma conversa aberta, sem vencedores nem vencidos.

Nos debates competitivos o proponente estabelece o número de pontos, ou votos, necessários para se encontrar o vencedor. O primeiro debatente a conseguir convencer a audiência em número igual ao estabelecido, ganha o debate -- e o vencedor perde o mesmo número de pontos.

O serviço está ainda numa fase de arranque e não sei se chegará a descolar. Mas o que mais me chamou a atenção foi o tipo de participação que convinceme.net consegue. O argumento sobrepôe-se ao ego, um exemplo com pouca adesão entre os portugueses, que preferem fazer dos foruns da Internet uma luta de galos.

Tudo através de cinco regras simples, aqui reproduzidas na língua original. Mais que seguidas, estas são regras respeitadas - o que faz toda a diferença.

1. No profanities directed towards people.

2. No personal attacks.

3. No racial slurs.

4. No threats or implications thereof.

5. Any violation of these rules will result in the removal of your account.

Paulo Querido, jornalista e moderador da cibercomunidade