Siga-nos

Perfil

Expresso

Americano Expresso

Quem quer Bush?

Uma recente sondagem New York Times – CBS mostra que os republicanos estão apreensivos pelo facto de o seu partido estar a perder identidade, por se afastar do ideário construído por Ronald Reagan. E revela que quatro em cada 10 republicanos acreditam na vitória de um candidato democrata, nas próximas eleições presidenciais (apenas um em cada 10 democratas acha que o seu partido sairá derrotado).

 

Contudo, um outro dado desta sondagem diz que uma fatia relevante dos republicanos continua a manter grande confiança no actual presidente, George W. Bush. Na realidade, são muitos os adeptos das decisões políticas de Bush relativamente ao Iraque, à política externa norte-americana e ao desempenho na área económica. Por isso, há quem, no partido, defenda que Bush deve ser uma das bandeiras do próximo candidato republicano.

 

Do outro lado da barricada, os democratas estão preocupados com o exacto oposto: os candidatos que não se demarcam suficientemente da política do actual executivo presidencial. As recentes declarações de Hillary Clinton sobre a necessidade de retirar as tropas do Iraque, mas fazendo permanecer alguns soldados para combater a Al-Qaeda, deixou embaraçados os democratas, que ainda não perdoaram à mulher de Bill o facto de em 2002 ela ter dado aval às decisões militaristas de Bush.