Siga-nos

Perfil

Expresso

A Tempo e a Desmodo

Ronaldo, Tiago e as massas da Net

A democracia virtual é uma treta: Tiago e Meireles abriram o livro, mas Cristiano Ronaldo foi eleito o homem do jogo pelos internautas do sítio da FIFA. As massas são burras, mesmo na Net.

Henrique Raposo (www.expresso.pt)

I. Os internautas do sítio da FIFA escolheram Cristiano Ronaldo como man of the match. Ora, se Ronaldo não tivesse jogado, se Ronaldo não tivesse saído do banco, as fãs de Ronaldo teriam votado à mesma no madeirense. Se Cristiano Ronaldo tivesse jogado 5 minutos, e se tivesse marcado um auto-golo nesses 5 minutos, as adolescentes imberbes, da China aos EUA, teriam entupido o sítio da FIFA para votar em Ronaldo. Perante isto, Ronaldo foi um senhor: entregou o "prémio" a Tiago, o verdadeiro homem do jogo.

II. A abertura das instituições à vontade das massas da Net é uma violenta treta. As massas são burras, mesmo quando aparecem com o ar cool da Internet. A escolha do man of the match devia ser assegurada por um grupos de ex-jogadores, por um grupo de pessoas que conheça, para começar, as regras do jogo.

III. Ainda não me esqueci daquilo que aconteceu o ano passado: um jornal português pediu desculpa a um clube de futebol por causa de uma crítica musical a um concerto que se realizou no estádio desse clube de futebol. E porquê? Porque as massas internéticas invadiram e vandalizaram o site do jornal. É isso que nos espera? Vamos estar à mercê da burrice e da intolerância das massas da Net?