Siga-nos

Perfil

Expresso

A Tempo e a Desmodo

Portugal está pior do que a Grécia...

... na questão do endividamento privado. O par da dívida soberana, não podemos esquecer a dívida das nossas famílias: a consequência da estúpida lei das rendas.

Henrique Raposo (www.expresso.pt)

I. Temos falado muito da dívida do Estado, mas ainda ninguém começou a debater o principal problema do país: a dívida dos "privados". E, neste ponto, nós estamos pior do que a Grécia. Se a dívida do Estado é de 77% do PIB, a dívida dos privados é de 159% do PIB. Repito: 159%. Outros números dizem o seguinte: a dívida dos privados representa 75% da dívida portuguesa comunicada pelos bancos estrangeiros.

II. Estamos metidos neste enorme buraco, porque Portugal tem a lei mais estúpida de todo o mundo civilizado e arredores: a lei das rendas, essa coisa linda que congelou o mercado de arrendamento há décadas. Sem um mercado de arrendamento normal, os portugueses tiveram de contrair empréstimos para sair de casa dos pais. Não é possível continuarmos a viver sem um mercado de arrendamento normal. Em qualquer país europeu, existe um mercado de arrendamento (deverá ser o caso da Grécia).

III. Moral da "estória": Salazar congelou as rendas, e os políticos de Abril ainda não tiveram a coragem para descongelar aquilo que o ditador congelou. Bravo.