Siga-nos

Perfil

Expresso

Arquivo

Votar devia ser obrigatório e a abstenção penalizada

A abstenção "não é defensável", sendo que o voto deveria ser obrigatório e existir uma multa para abstencionistas, concluem os utilizadores da app "Expresso Inquéritos".

www.expresso.pt

Sob o tema "Abstenção", 72% dos utilizadores da app "Expresso Inquéritos" consideraram que esta não é defensável em nenhuma ocasião. Mais de 50% dos leitores acha que o voto deveria ser obrigatório e existir mesmo uma multa para os abstencionistas.

Quanto à ida às urnas no próximo dia 5 de junho, 92% dos leitores afirmaram que vão exercer o seu direito ao voto, sendo que 91% pretende votar numa lista partidária e 8% em branco.

Numa escala de 1 a 5 - que vai de pouco importante a muito importante - os utilizadores da app classificaram a importância das legislativas em 4.5.

Quanto à pergunta permanente, sobre quem está a fazer melhor campanha, o PSD aproxima-se cada vez mais do topo da lista, estando em segundo lugar com 27% dos votos, logo abaixo do CDS que mantém a liderança com 46%.

 

1 - Assistiu ao debate na TV?

2 - Avalie a qualidade do debate

3 - Quem venceu?

4 - O debate alterou o seu sentido de voto?

5 - Quem está a fazer melhor campanha?

 

O Expresso já tem disponível a aplicação "Expresso Inquérito" para iPhone, iPad e iPod Touch. Através desta aplicação, a custo zero e disponível na AppStore, o leitor poderá votar em inquéritos colocados diariamente pela redação do Expresso. Os resultados serão divulgados não só na própria aplicação mas também no site do jornal, em www.expresso.pt Este é um primeiro passo que marca a entrada do Expresso na era da democracia digital e que através de uma forma muito simples permitirá aos seus leitores votar em questões prementes da atualidade e conhecer os resultados. Ou seja, trata-se, simultaneamente de um espaço de debate e de uma forma de perceber a opinião e o posicionamento dos demais cidadãos. Para funcionar com esta aplicação, o leitor deve possuir um iPad ou iPhone e aceder à loja da Apple para a descarregar. Vale a pena sublinhar que se trata de um serviço gratuito e que o Expresso e o seu parceiro nesta ocasião, a AppGeneration, pretendem expandir para outros sistemas operativos. As questões serão colocadas na aplicação, diariamente, por volta das 20h, sendo os resultados (e as novas perguntas) conhecidos 24 horas depois. Esta aplicação é lançada tendo em conta o momento político que Portugal atravessa, sendo nossa intenção abrir o espaço editorial do Expresso ao maior número possível de leitores. Comentários, sugestões e dúvidas são, naturalmente, bem-vindos.