Siga-nos

Perfil

Expresso

Alertas Expresso

Sócrates 'prefere' Ferreira Leite

Socialistas consideram que a ex-ministra das Finanças seria a adversária ideal para Sócrates nas legislativas de 2009.

Cristina Figueiredo

Cristina Figueiredo

Editora de Política da SIC

O PS já fez as suas contas e concluiu que Manuela Ferreira Leite é nome que, entre os candidatos à liderança do PSD, melhor favorece as probabilidades de José Sócrates congregar os votos úteis da esquerda e manter a maioria absoluta.

Ao contrário, com Pedro Passos Coelho ou Santana Lopes à frente dos sociais-democratas, o eleiotorado socialista mais à esquerda poderá ser tentado, movido pelo efeito 'favas contadas', a votar no BE - em jeito de cartão amarelo ao actual Executivo, a quem condena algumas opções.

O argumentário de campanha contra Manuela Ferreira Leite já está feito e pronto a ser usado: a estratégia passa por desencantar 'pérolas' no baú dos governos por onde a ex-ministra da Educação e das Finanças passou.

Como já sucedeu, esta semana, com o primeiro-ministro a lembrar no Parlamento que a portaria de 2003 que liberalizou os preços dos combustíveis foi assinada, entre outros responsáveis do Governo de Durão Barroso, precisamente por Ferreira Leite.

A evolução de discurso da ex-ministra, que apela agora a uma especial atenção para os mais desfavorecidos, é considerado pelos conselheiros de Sócrates como uma evolução "postiça" que há que desmontar.

Leia mais na edição de amanhã do Expresso em banca, ou clique aqui para ler na versão e-paper (pdf inteligente para assinantes, disponível a partir das 00h01 de sábado)