Siga-nos

Perfil

Expresso

Alertas Expresso

Portugueses nascem mais em Maio e Setembro

Verão e final do ano são as épocas em que os casais concebem mais crianças. Factores fisiológicos, maior número de casamentos ou até planeamento do futuro são algumas explicações possíveis.

João Silvestre

João Silvestre

Editor de Economia

Maio e Setembro são os dois meses em que nascem mais portugueses. António Caleiro, professor na Universidade de Évora, analisou o perfil da natalidade em Portugal desde 1969 e chegou à conclusão que a maior parte das concepções acontece em Agosto e no final do ano.

As razões para este comportamento podem estar relacionadas com razões fisiológicas, com o facto do Verão ser o período preferido dos portugueses para casar ou até, no caso do final de ano, um planeamento consciente sobre as expectativas para os doze meses seguintes.

Fevereiro, talvez por ser o mês mais pequeno do ano, é quando nascem menos crianças. Nestas quase quatro décadas analisadas, teve menos 1.004 nascimentos por mês que a média dos restantes meses do ano. Em 2007, por exemplo, enquanto, em Maio e Setembro o número ultrapassou os 9.000, em Fevereiro ficou-se pelos 7.923.

Leia mais na edição do Expresso na banca ou clicando aqui, onde a edição da banca está disponível para assinantes a partir das 00h01 de sábado