Siga-nos

Perfil

Expresso

Alertas Expresso

Fato "caça-recordes" em natação é fabricado em Portugal

Apresentado como "o fato de natação mais rápido do mundo", o LZR é confeccionado sem costuras, com tecnologia "Nosew", patenteada em Portugal. Nos últimos meses bateu dezenas de recordes mundiais.

O novo fato de natação que somou 35 recordes mundiais em três meses é fabricado em Portugal, numa unidade têxtil de Paços de Ferreira.

É o resultado de três anos de trabalho e de um processo de desenvolvimento entre a empresa portuguesa, a Speedo, a Nasa (Agência Espacial norte-americana) e o Instituto Australiano de Desporto".

Apresentado como "o fato de natação mais rápido do mundo", o LZR é confeccionado sem costuras, com tecnologia "Nosew", patenteada em Portugal.

Para isso, um dos trabalhos de casa da equipa de Paços de Ferreira foi a criação de máquinas de costura especiais, que funcionam através de ultra-sons.

No entanto, a etiqueta "Made in Portugal, Fabriqué au Portugal" foi uma descoberta surpreendente para Sara Oliveira, a primeira e única nadadora portuguesa a experimentar o LZR da Speedo e a registar um recorde nacional com o fato, no campeonato do mundo de natação, em Manchester.

Leia mais na edição de amanhã do Expresso em banca, ou clique aqui para ler na versão e-paper (pdf inteligente para assinantes, disponível a partir das 00h01 de sábado)