Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

YouTube recruta primeira orquestra sinfónica online

O site vai seleccionar intérpretes de todo o mundo, que queiram participar, para formar uma orquestra sinfónica baseada em audições online. Os escolhidos serão chamados a tocar uma obra de Tan Dun, compositor da banda sonora do filme "O Tigre e o Dragão", num concerto em Nova Iorque. (Veja o vídeo)

Pedro Miguel Neves

O YouTube prepara-se para criar a primeira orquestra sinfónica online. O maior site mundial de partilha de vídeos convida músicos de todo o mundo a interpretar uma obra composta por Tan Dun, vencedor de um óscar pela banda sonora do famoso filme "O Tigre e o Dragão". Todos os intérpretes que queiram participar terão de enviar dois vídeos até ao dia 28 de Janeiro de 2009: o primeiro com a obra composta especificamente para esta iniciativa, e o segundo com uma obra escolhida de entre cinco possibilidades (entre peças de Shubert, Mozart, Beethoven, Brahms ou Rossini). O júri será composto por um painel de músicos da conceituada Orquestra Sinfónica de Londres, assim como de outros especialistas em música, que terão como missão seleccionar os primeiros candidatos. O painel selecciona um número de candidatos - cerca de 200, segundo a organização - que depois serão votados (entre 14 e 22 de Fevereiro de 2009) pela comunidade online do YouTube. Os melhores intérpretes nesta 'audição' online irão finalmente participar no concerto, a realizar no Carnegie Hall, em Nova Iorque. A orquestra será conduzida pelo maestro Michael Thilson Thomas.

Pôr o talento à prova

Se quiser provar o seu talento, encontrará no site oficial da iniciativa todos os dados necessários para pôr em prática a sua interpretação da obra de Tan Dun. Só tem de seleccionar entre os perto de 30 instrumentos existentes, fazer o 'download' da respectiva partitura e começar a treinar. Para isso, o YouTube disponibiliza um vídeo com um 'maestro pessoal' para que possa praticar com o instrumento e no tempo musical exigido pela música. A partir daí, só tem de gravar as suas performances e enviá-las para o site. Depois, é só esperar que os especialistas gostem da sua actuação e possam levá-lo a participar num concerto inédito. Antes de começar a treinar, pode ouvir até à exaustão a obra original, gravada em Outubro pela Orquestra Sinfónica de Londres, conduzida por Tan Dun, no vídeo em baixo.