Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Vídeo Expo Xangai: "Portugal, uma praça para o mundo"

Pavilhão de Portugal na Expo 2010 em Xangai é dos mais visitados. Documentário "Portugal, uma praça para o mundo" já foi visto por pelo menos 200 mil pessoas. (Veja no final do texto vídeos promocionais)

Maria Luiza Rolim (www.expresso.pt)

"Portugal, praça do mundo", o documentário promocional do país na Expo 2010 em Xangai, tem sido exibido em sessões contínuas no pavilhão português, num espaço de 380m2 que lembra o Terreiro do Paço. As projecções acabam quase sempre em aplausos.

Realizado pelo esloveno residente em Portugal Anze Persin, por encomenda do Comissariado português e produzido pela LX Filmes, é um documentário de 7 minutos.

"250 dias de sol por ano"

"O mar é a nossa escola" e "250 dias de sol por ano" são duas das mensagens difundidas pelo filme, que apresenta imagens da fadista Mariza, de Cristiano Ronaldo e, ainda, da assinatura do Tratado de Lisboa em 2007, e conta com a participação do grupo "Toca a Rufar".

A paisagem humana, filmada num ambiente "cosmopolita" - como diz Anze Persin - evidencia uma "diversidade étnica enorme", que é "outra característica da modernidade do país".

Segundo o realizador, o título evoca o tema da participação portuguesa na exposição "Uma praça para o mundo e um mundo cheio de energias", conceitos que "procuram ampliar a posição do país como "porta atlântica da Europa" e "promover o espírito inovador dos portugueses".

Praça para mundo de energias

Com 2000m2 e fachada revestida em cortiça, o conceito do pavilhão assenta no desenvolvimento e inovação das energias renováveis em Portugal, "concretizado no apoio ao desenvolvimento tecnológico, à divulgação das políticas nacionais de energia e à divulgação da capacidade científica e tecnológica portuguesa".

Somente na primeira semana, mais de 115 mil pessoas visitaram o pavilhão e viram o filme. Além do documentário, os visitantes podem ver documentos históricos, o primeiro globo terrestre europeu onde aparece a China, e indicadores portugueses na área da energia.

"Melhores Cidades, Maior Qualidade de Vida"

A Expo Xangai 2010 tem como tema "Better City, Better Life" ("Melhores Cidades, Maior Qualidade de Vida").

Aberta ao público no passado dia 01, a Expo Xangai ocupa uma área de 528 hectares (dez vezes a da Expo 98, em Lisboa) e espera receber até ao dia 31 de Outubro, quando termina, a visita de 70 milhões de pessoas, o equivalente a sete vezes a população de Portugal.

A maior exposição universal de sempre conta com a participação de 192 países e 50 organizações internacionais.

PORTUGAL, UMA PRAÇA PARA O MUNDO from Anze Persin on Vimeo.