Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Vento e chuva causam aviso amarelo

Previsões de vento forte e chuva deixam hoje 15 distritos do continente e parte dos Açores sob aviso amarelo

O Instituto de Meteorologia colocou hoje parte do arquipélago dos Açores e 15 distritos do continente sob aviso amarelo devido às previsões de vento forte, que deverá fazer-se sentir por quase todo o país.

Em Portugal continental, estão sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro.

Segundo o Instituto de Meteorologia, o céu apresentar-se-á pouco nublado ou limpo, ainda que por vezes muito nublado nas regiões do interior norte e centro, zonas onde existe ainda a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos durante a tarde, e que serão de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

O vento soprará moderado (25 a 35 km/h) de norte, sendo forte (35 a 55 Km/h), com rajadas que poderão atingir os 70 Km/h, nas terras altas e no litoral oeste, em especial a sul do Cabo Carvoeiro.

Ondas até 3 metros

Relativamente ao estado do mar, na costa ocidental as ondas serão de noroeste com 2,5 a três metros, com a temperatura da água a oscilar entre os 16 graus Celsius e os 17º, enquanto que na costa sul as ondas de sudoeste deverão atingir uma altura de um a 1,5 metros, assim como 19º de temperatura.

No arquipélago dos Açores, o aviso amarelo deve-se à precipitação e abrange os grupos ocidental (Corvo e Flores) e central (Terceira, Graciosa, Pico, Faial e São Jorge), para os quais se prevê chuva, que poderá ser forte, e vento sueste, que poderá atingir os 50 a 65 Km/h. Está ainda prevista a ocorrência de rajadas, que poderão ultrapassar os 70 km/h.

O estado do mar, em ambos os grupos, será alteroso, com ondas que poderão atingir os três ou quatro metros de altura.

O Instituto de Meteorologia prevê ainda uma pequena descida da temperatura máxima nas regiões do interior continental, com Porto e Ponta Delgada a registarem 18º, Lisboa 19º, Funchal 23º e Faro 26º.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.