Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Vagas aumentam, cursos diminuem

Aumentam as vagas de acesso ao Ensino Superior, diminui o número de cursos. A repetir-se a situação do ano passado, haverá cursos em risco de ficar às moscas.

AS VAGAS de acesso ao ensino superior aumentaram este ano, ao mesmo tempo que se assiste, pela primeira vez, a uma diminuição no número de cursos. Universidades e institutos politécnicos abriram mais 47 vagas em relação ao ano anterior, mas suprimiram um total de 87 cursos.

Ao contrário da tendência verificada em anos anteriores, «em 2005 abriram vagas 1062 cursos» ao passo que este ano o número desceu para 975 (redução de 8%), refere o comunicado do Gabinete do Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior.

A área da Saúde viu aumentar as vagas de ingresso ao Ensino Superior: mais 324 unidades (mais 5% que em 2005), das quais 102 em Medicina (mais 8%).

Já os numerus clausus na «área de Ciências e Tecnologias representam, no presente ano lectivo, cerca de um terço do total das vagas».  

O documento revela ainda que «as vagas colocadas a concurso nacional» em 2005, foram «superiores em 19% ao número de candidatos à 1.ª fase desse concurso». Uma situação que deverá repetir-se este ano lectivo.

As candidaturas ao Ensino Superior arrancam na próxima segunda-feira.