Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Universidade de Coimbra candidata a património mundial da UNESCO

A candidatura vai ser entregue na UNESCO até dia 1 de fevereiro. Resultado deve ser anunciado no final de 2013.

Nuno Barroso(www.expresso.pt)

A candidatura da Universidade de Coimbra a Património Mundial da UNESCO foi hoje formalizada com a presença do secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas.

"A candidatura valoriza o papel da instituição de ensino na promoção da cultura portuguesa no mundo ao longo dos séculos" disse ao Expresso João Gabriel Silva, reitor da Universidade de Coimbra.

O processo de candidatura teve início em 2003, mas já sofreu várias alterações. Há cerca de um ano, na sequência de uma apresentação provisória do projeto, a UNESCO defendeu que a candidatura devia realçar mais o lado imaterial. As reformulações foram elaboradas e na candidatura atual, segundo o reitor, está bem evidente "tanto o património construído como o património cultural, o que reúne um conjunto de caráter universal e único".

O dossiê da candidatura intitula-se "Universidade de Coimbra, Alta e Sofia", porque, para além do núcleo histórico da Universidade, abrange toda a zona entre a Alta e a rua da sofia (onde se fixaram os colégios que vieram dar origem à primeira universidade portuguesa). 

A candidatura vai ser entregue na sede da UNESCO, em Paris, até ao dia 1 de fevereiro. "Depois passa por um processo interno, que inclui uma visita técnica de uma equipa da Unesco no início de 2013 e se tudo correr bem, a decisão sobre a candidatura deverá ser anunciada no final de 2013", adiantou João Gabriel Silva.