Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

União Europeia prolonga mandato da EUpol

EUpol é a força policial conjunta dos países da União Europeia encarregue de formar a polícia afegã.

A União Europeia decidiu hoje prolongar por três anos a missão de polícia europeia Eupol no Afeganistão, encarregada de formar a polícia afegã.

"O mandato da Eupol Afeganistão, criada a 30 de maio de 2007, termina no próximo dia 30 de maio e foi prolongado por três anos, até 31 de maio de 2013", indicou a UE num comunicado.

A missão tem como mandato apoiar a criação de estruturas de polícia eficazes e honestas num país onde a iliteracia e a corrupção tornam o recrutamento e instrução dos polícias particularmente difíceis.

Com este objetivo, a missão encarrega-se de "formar os formadores" afegãos, assim como aconselhar os responsáveis do Ministério do Interior, com particular insistência na luta contra a corrupção, o sexismo e o respeito dos direitos humanos.

Objectivos não foram cumpridos

A União Europeia decidiu na primavera de 2008 duplicar os efetivos da missão de polícia, que deveriam ter passado a ser 400. Mas o objetivo nunca foi atingido devido à falta de candidatos.

Atualmente a Eupol conta com 279 efetivos, incluindo os instrutores vindos de quatro país associados, que não integram a UE - Canadá, Croácia, Noruega e Nova Zelândia - a que se lhes juntam mais 164 funcionários locais.

O esforço dos europeus foi considerado insuficiente pela NATO e pelos Estados Unidos. Washington enviou milhares de instrutores, alguns dos quais não eram polícias, para acelerar a criação de uma polícia afegã.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.