Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Um professor desorientado

“Encurralados” é um filme sobre um professor de liceu, dividido entre o idealismo que procura transmitir aos seus alunos e o vício de drogas em que mergulhou a sua vida.

Dan Dunne, o protagonista de “Encurralados” é um daqueles professores de liceu verdadeiramente inspiradores, que acham que as aulas devem ser muito mais do que um simples despejar da matéria que faz parte do programa.

Professor de história num modesto liceu de Brooklyn, tem como alunos um grupo de miúdos negros e hispânicos, aos quais procura transmitir a noção de que a sua cadeira não se resume à mera memorização de acontecimentos e datas, que pode ser, sobretudo, um instrumento para eles aprenderem a pensar por si próprios.

Dan é um professor apaixonado pelo que faz, que ainda arranja tempo para treinar a equipa feminina de basquetebol do liceu. Só que em contraste absoluto com o idealismo que transmite nas suas aulas, fora da escola a sua vida resvala para o caos absoluto, acabando por se tornar dependente de drogas.

A situação complica-se quando é apanhado a fumar 'crack' por uma aluna. Os dois vão desenvolver uma estranha amizade, na qual ambos cada um vai tentar convencer o outro a mudar de vida, apesar de ambos saberem que não são exemplo a seguir.

Realizado por Ryan Fleck, Encurralados conta Ryan Gosling no principal papel, numa interpretação que lhe valeu uma nomeação para o Óscar de melhor actor.