Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Última paragem dos festivais de Verão

Morrissey, Broken Social Scene, Bloc Party, Gomez, Cramps e Bauhaus são algumas das bandas que vão actuar no Festival Paredes de Coura, entre segunda e quinta-feira.

É caso para dizer que os últimos são os primeiros. A época dos grandes festivais de Verão prepara-se para encerrar na próxima semana com Paredes de Coura, o festival que nos últimos anos se afirmou como aquele que conta com os cartazes mais fortes e consistentes.

Do rock à electrónica, Paredes de Coura tem tido a capacidade de estar à frente dos outros e trazer pela primeira vez a Portugal muitos dos novos projectos que estão a emergir internacionalmente. Aliás, uma parte das bandas que ali tocam, acabam muitas vezes por passar nos anos seguintes por outros festivais.

Este ano um dos pontos fortes não é uma estreia mas antes um regresso há muito esperado. O carismático ex-líder dos Smiths vai tocar na terça-feira (o primeiro dia de concertos no palco principal). Morrissey traz na bagagem o álbum «Ringleader of the Tormentors», que criou em Roma, a cidade para onde se mudou após ter deixado L.A. Nessa mesma noite passam pelo palco principal os ingleses Gomez os noruegueses Madrugada, ou os mais recentes Broken Social Scene (com o seu underground rock made in Canada) e os electrónicos Fischerspooner.

Segunda-feira é o dia de abertura com o festival ainda a funcionar a meio-gás. À tarde tem lugar a primeira sessão de jazz na relva, com a presença de Zé Eduardo que irá realizar  workshop de iniciação ao género musical. À noite há uma festa com música de dança.

Quarta-feira há mais uma série de novos projectos para ver e ouvir: Bloc Party, Gang of Four, Yeah Yeah Yeahs e os Eagles od Death Metal, entre outros. Já na quinta o ambiente vai oscilar mais entre o revivalismo rockabilly dos Cramps, Bauhaus, ou dos mais recentes !!! (Tchk Tchk Tchk).

Diariamente haverá ainda sessões de leitura, concertos de jazz, sessões de yoga e festas de «after hours» com mais alguns concertos e sessões de DJs, entre outras iniciativas

Para ajudar à festa, Paredes de Coura tem ainda a mais-valia de decorrer num magnífico e verdejante cenário natural, junto ao rio Tabuão. Sendo que os bilhetes diários custam 40 euros e os passes 70.