Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Tudo começou com Eva…

As referências à corrupção são tão antigas como a própria civilização. Referindo-se a Roma, Tácito dizia que quanto mais corrupta é a República, mais numerosas são as leis. Aristóteles e Maquiavel também dissertaram sobre o tema. E o Padre António Vieira comentou nos seus Sermões: «chegou a corrupção dos costumes a tal estado, que os poderosos têm ódio a quem repreende as suas injustiças». Um dos intervenientes no colóquio perguntou até se a mítica maçã oferecia por Eva a Adão não foi a primeira tentativa de corrupção…

O saldo dos debates foi no sentido de a corrupção, sendo inerente às sociedades humanas, poder e dever ser controlada. Até porque, com a globalização, a corrupção tende a mundializar-se e a entrelaçar-se com o crime organizado e o terrorismo. Cláudia Santos, docente da Faculdade de Direito de Coimbra, disse que até aos anos 90 o discurso dominante tendia a desvalorizar a corrupção. Por um lado, esta era vista como um fenómeno do Terceiro Mundo e, por outro, até se dizia que, em economias muito burocratizadas, até seria um mal menor, por «olear algumas engrenagens perras». A quinta essência destas teses foi expressa por um alto responsável alemão da época, para quem corromper no Terceiro Mundo era "um sinal de respeito pela identidade cultural daqueles países…"

Uma série de escândalos na Europa e nos EUA mostrou que as sociedades avançadas eram tudo menos imunes à corrupção. E estudos económicos quantificaram os malefícios da corrupção a esse nível. Citando o responsável do Banco Mundial Daniel Kaufman, o director do DIAP de Coimbra, Euclides Dâmaso, disse que se não fossem os desperdícios de dinheiro resultantes da má gestão das empresas públicas, da derrapagem do custo das obras, etc, «Portugal poderia estar num patamar de desenvolvimento equivalente ao da Finlândia». A este propósito o mesmo magistrado chamou a atenção para um facto exemplar: na Itália, após a Operação Mãos Limpas (investigação alargada sobre titulares der cargos públicos que envolveu dezenas de prisões) o custo das empreitadas de obras públicas desceu significativamente…