Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Trilho dos 10 Vulcões (27 km) abre a 24 de junho no Faial

Trilho dos 10 Vulcões desenvolve-se em caminhos que integram quatro percursos pedestres já existentes, que podem ser percorridos de forma autónoma, e responde a uma exigência do turismo de natureza nos Açores.

<#comment comment="[if gte mso 9]> Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 <#comment comment="[if gte mso 9]> <#comment comment=" /* Font Definitions */ @font-face {font-family:Tahoma; panose-1:2 11 6 4 3 5 4 4 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:swiss; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:1627421319 -2147483648 8 0 66047 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:72.0pt 90.0pt 72.0pt 90.0pt; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} "> <#comment comment="[if gte mso 10]>

O Trilho dos 10 Vulcões, o maior percurso pedestre dos Açores, com 27 quilómetros de extensão, vai ser aberto a 24 de junho, no quadro das novas valências criadas no Parque Natural da Ilha do Faial. 

Este novo trilho, que deve demorar cerca de nove horas a percorrer, estende-se entre a Reserva Natural da Caldeira e a Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies dos Capelinhos, Costa Noroeste e Varadouro.

O novo percurso pedestre pretende responder a uma exigência do turismo de natureza nos Açores, que aponta para a necessidade de aumentar a extensão e o grau de exigência dos trilhos pedestres disponíveis. 

O Trilho dos 10 Vulcões desenvolve-se em caminhos que integram quatro percursos pedestres que já existem e que continuam a poder ser percorridos de forma autónoma, ou seja, os trilhos da Caldeira, das Levadas, de Capelo-Capelinhos e do Vulcão dos Capelinhos. 

Este último desenvolve-se na mais nova parcela de território nacional, criada há apenas algumas décadas com a erupção do Vulcão dos Capelinhos.

Investimento de 40 mil euros

Entre as novas valências do Parque Natural da Ilha do Faial merece também referência a reabilitação do Trilho da Levada, num investimento de 40 mil euros. 

Este trilho pedestre, com cerca de três quilómetros de extensão e um grau de dificuldade baixo, permite visitar parte do percurso danificado pelo sismo de 1998, integrando nove estações interpretativas. 

O conceito que está na origem destas estações é uma novidade nos Açores e vai passar a estar disponível em todos os trilhos pedestres do arquipélago, fornecendo ao visitante um conjunto de informações que lhe permitirão ter uma melhor perceção do meio envolvente. 

A partir de terça feira, 15 de Junho, o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos passa a funcionar em horário de verão, estando aberto entre as 10h e as 18h, que também estará em vigor na Fábrica da Baleia e no Jardim Botânico.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.