Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Trânsito cortado na Marginal

Um simulacro de acidentes vai obrigar ao corte da circulação automóvel da Marginal, no sentido Cascais/Lisboa.

Mais de cem agentes da proteção civil, apoiados por 50 veículos, participam hoje, a partir das 15:00, no simulacro de dois acidentes na zona de Caxias, para pôr à prova os meios de socorro do concelho de Oeiras. 

A simulação vai obrigar ao corte de trânsito da Marginal, no sentido Cascais/Lisboa, entre as 14h00 e as 17h00. 

"O acidente rodoviário vai ter lugar no Alto da Boa Viagem e envolver seis viaturas, duas das quais se despistam e caem pela ravina, ficando junto ao mar. Segue-se um acidente náutico, causado pela distração", descreveu à agência Lusa o diretor do Departamento de Polícia Municipal e Protecção Civil de Oeiras. 

Segundo o subintendente Filipe Palhau, a iniciativa, que encerra a Semana da Protecção Civil promovida pela Câmara Municipal de Oeiras, conta com a participação "de 50 viaturas e 160 agentes em representação de várias entidades, maioritariamente corporações de bombeiros". 

Teste aos meios existentes no concelho

Participam na ação de socorro bombeiros das corporações de Oeiras, Paço de Arcos, Dafundo, Algés, Linda-a-Pastora, Carnaxide e Barcarena e elementos da PSP, da Polícia Municipal e do Serviço Municipal de Protecção Civil da Câmara de Oeiras, bem como da Polícia Marítima e da Administração do Porto de Lisboa. 

"O objetivo deste simulacro é testar e exercitar os meios e recursos existentes no concelho para fazer face a situações de catástrofe e acidentes graves, assim como testar a coordenação entre os vários agentes de proteção civil", esclareceu o subintendente. 

Ainda de acordo com Filipe Palhau, o exercício inicia-se "quando os seis automóveis colidem no entroncamento da Estrada Nacional 6 [a Marginal] com a Estrada Nacional 6-3", originando o despiste. 

Acesso às praias facilitado

"As embarcações, distraídas com as viaturas que caíram pela ravina, acabam por colidir, pelo que também haverá vítimas no mar", explicou o responsável.

O simulacro levará a vários condicionamentos de trânsito, embora mantendo-se o acesso às praias facilitado. 

A Semana da Proteção Civil em Oeiras arrancou na segunda feira e incluiu uma mostra, na Praia da Torre, dos meios e recursos existentes no concelho, tendo-se seguido um dia aberto nas escolas e nas próprias instituições com vista a formar e informar a população sobre a temática. 

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.