Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Torre Eiffel e estação de Berlim na lista de alvos de atentados

A Fox News, uma das principais estações de televisão nos EUA, afirma que  Torre Eiffel e a estação central de Berlim fazem parte de uma lista de alvos de possíveis atentados.

A Torre Eiffel em Paris ou a estação central de Berlim figuram, entre outros locais frequentados na Europa, numa lista de alvos de possíveis atentados, obtida pelos serviços secretos ocidentais, revelou a Fox News, citando responsáveis.

De acordo com a cadeia norte-americana, citando um alto responsável ocidental dos serviços secretos, esta lista terá sido comunicada "por um cidadão germano-paquistanês interrogado na base (militar norte-americana) de Bagram, no Afeganistão".

A Fox News acrescentou que esta informação foi confirmada por outro alto responsável dos serviços secretos.

Nesta lista figuram igualmente, segundo a Fox News, o hotel de luxo Adlon, perto da Porta de Brandeburgo, em Berlim, a Torre de televisão do Alexanderplatz, igualmente na capital alemã, bem como a catedral de Notre-Dame em Paris.

EUA apelam à vigilância nos locais públicos

"Um responsável indicou igualmente que a segurança foi reforçada em redor da família real britânica", revelou a estação de televisão Fox News.

Os Estados Unidos alertaram domingo os norte-americanos que viajam para a Europa contra os "riscos potenciais de atentados terroristas", apelando à vigilância nos locais públicos, após informações da imprensa que indicaram que os atentados foram neutralizados.

"As informações atuais permitem pensar que a Al-Qaïda e as organizações filiadas continuam a preparar atentados terroristas", indicou o departamento de Estado norte-americano num comunicado.

"Os cidadãos norte-americanos devem mostrar-se particularmente vigilantes e tomar todas as medidas necessárias para garantir a sua segurança durante as suas viagens", prosseguiu o documento, destacando os riscos nos transportes e nas infraestruturas turísticas.