Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Teresa e Helena já estão casadas

Teresa Pires e Helena Paixão foram o primeiro par a aproveitar a lei que permite o casamento homossexual em Portugal

Tiago Miranda

Teresa Pires e Helena Paixão tornaram-se o primeiro casal homossexual em Portugal. Depois de vencida esta luta, vão agora continuar a lutar pelo direito à adopção.

Maria Barbosa (www.expresso.pt)

Teresa Pires e Helena Paixão tornaram-se hoje o primeiro casal gay a oficializar a relação em Portugal, aproveitando a nova lei do casamento homossexual, que entrou em vigor a 1 de Junho, depois de terem passado os últimos quatro anos nos tribunais a tentar casar-se.

Passava cerca de meia hora das 9h quando Teresa e Helena oficializaram o casamento, ao qual compareceram amigos e familiares das duas noivas, numa cerimónia "muito bonita", onde se podia ver hasteado o arco-íris da bandeira do movimento gay.

As recém-casadas falaram à imprensa apenas depois de concluída a cerimónia, afirmando que agora o momento é para ser passado em família, uma vez que uma das famílias é favorável a esta união, enquanto a outra se opõe.

A luta continua: depois do casamento, a adopção

À saída da Conservatória do Registo Civil de Lisboa, o casal afirmou que depois de vencida a luta do casamento homossexual, ainda é necessário lutar pela questão da parentalidade e a adopção.

Teresa e Helena fizeram ainda saber que, num acto simbólico, vão adoptar os apelidos uma da outra.