Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Terceira jornada da Liga arranca em Alvalade

A terceira ronda do principal campeonato do futebol nacional marca a ressaca de uma jornada europeia que terminou com um saldo de duas vitórias, dois empates e duas derrotas para as equipas portuguesas.

A terceira jornada da Bwin Liga marca o regresso ao futebol de “consumo interno”, depois de uma ronda europeia que ditou sortes diferentes para as equipas portuguesas participantes na Liga dos Campeões e na Taça UEFA.

Depois de uma vitória épica sobre o Inter de Milão no regresso à «Champions», o Sporting tem honras de abertura da jornada, no sábado, e regressa a Alvalade para tentar a terceira vitória consecutiva, diante de um Paços de Ferreira que conta com a inspiração do brasileiro Ronny, melhor marcador do campeonato até ao momento, já com três golos.

Paulo Bento continua com várias limitações no meio-campo, devido às lesões de Custódio, Paredes, Carlos Martins e Farnerud e conta ainda com a incógnita em torno da utilização de Liedson, que contraiu um traumatismo na perna no encontro da última terça-feira. Tendo em conta as ausências, Miguel Veloso deve manter-se no onze inicial como trinco e, caso se confirme o impedimento do «levezinho», Bueno e Alecsandro apresentam-se como alternativas para fazer dupla de ataque com o jovem Yannick Djaló.

Benfica quer regresso às vitórias

Os outros «grandes» apenas entram em campo no domingo. O Benfica tentará, diante do Nacional, regressar às vitórias e às boas exibições, depois da pesada derrota no Bessa e do nulo em Copenhaga.

No encontro que marca o reencontro de Miguelito com a sua antiga equipa, Fernando Santos não poderá contar com Petit, Manu e Nuno Gomes, castigados depois das expulsões frente ao Boavista, mas já poderá utilizar Simão, que não joga para o campeonato desde o jogo frente ao Nacional, curiosamente, na fase final da última temporada. Miccoli já treina mas a sua utilização ainda é uma incógnita, o mesmo acontecendo com Rui Costa.

No Nacional – derrotado por 1-0 pelo Rapid na deslocação a Bucareste –, Carlos Brito procura os primeiros pontos no campeonato, mas não poderá contar com Fernando Cardozo (castigado) e a utilização do capitão Patacas é ainda uma incógnita.

Dragões enfrentam Naval

O F.C. Porto desloca-se à Figueira da Foz, onde o espera a equipa sensação deste início de temporada, contando por vitórias os dois encontros até agora disputados, tal como o Campeão Nacional. Raul Meireles será a principal baixa na equipa de Jesualdo Ferreira, que deverá repetir o onze que, na última quarta-feira empatou a zero com os russos do CSKA Moscovo, mas que produziu, como o técnico referiu no final do jogo, futebol de qualidade suficiente para sair vitorioso, tendo pecado apenas na finalização.

Na Naval a motivação de manter o registo «imaculado» frente ao campeão é alento mais que suficiente, mas o treinador Rogério Gonçalves tem ainda alguns pontos de interrogação para resolver, já que não poderá contar com Fernando (castigado), nem com os lesionados Solimar e Valdir. Wilson, China e Nei treinam com algumas limitações, mas deverão estar aptos a tempo de dar o seu contributo à equipa.

A jornada prossegue na segunda-feira, com o «europeu» Sp. Braga a receber a U. Leiria, num jogo em que os comandados de Carlos Carvalhal vão procurar confirmar o bom início de época (três vitórias noutros tantos jogos oficiais). A ronda termina apenas na terça-feira, no Bonfim, onde o Vitória de Setúbal procura os primeiros três pontos em casa, frente a um Boavista motivado pelo triunfo expressivo do último fim-de-semana, frente ao Benfica.

Os jogos da terceira jornada

Sporting-Paços de Ferreira (Sábado, 21.15, Estádio Alvalade XXI)

Académica-Belenenses (Domingo, 16.00, Estádio Cidade de Coimbra)

Beira-Mar-E. Amadora (Domingo, 16.00, Estádio Municipal de Aveiro)

Marítimo-Desportivo Aves (Domingo, 16.00, Estádio dos Barreiros)

Benfica-Nacional (Domingo, 19.15, Estádio da Luz)

Naval-F.C. Porto (Domingo, 21.15, Estádio José Bento Pessoa)

Sp. Braga-U. Leiria (Segunda-feira, 20.30, Estádio Municipal de Braga)

V. Setúbal-Boavista (Terça-feira, 20.30, Estádio do Bonfim)