Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Tempestade tropical nos Açores

O arquipélago dos Açores prepara-se para uma tempestade tropical a partir de hoje à tarde. O mau tempo vai continuar até sexta-feira.

Alerta Vermelho nos Açores. O aviso está a ser dado pelo Instituto de Meteorologia (IM), que aponta para a ocorrência, a partir de hoje e durante toda a semana – sobretudo durante a madrugada e manhã de quarta-feira – de precipitação excepcionalmente forte, rajadas de vento, trovoadas com descargas eléctricas muito frequentes e agitação marítima. As ondas poderão atingir os 7 metros na quarta-feira.

Segundo as previsões do IM, no Grupo Ocidental haverá períodos de chuva forte já a partir da tarde de hoje, com condições favoráveis a ocorrência de trovoadas. O vento sudoeste inicialmente fraco tornar-se-á forte e muito forte, com rajadas que poderão atingir até 130km/h a partir da tarde. Mar cavado tornando-se "alteroso a tempestuoso".

Nos grupos Central e Oriental, as condições meteorológicas serão menos preocupantes, embora com períodos de chuva a partir da tarde e vento moderado com rajadas até 55km/h.

Na quarta-feira, períodos de chuva e aguaceiros fortes durante a madrugada e manhã nas ilhas do Grupo Ocidental, Central e Oriental, além de trovoadas. As rajadas de vento atingirão os 120km/h, podendo no Grupo Oriental chegar aos 130km/h. Ondas oeste de 5 a 7 metros, passando a noroeste.

Quem se encontrar nos Açores  não se deve enganar com as abertas a partir da tarde de quarta-feira. O mau tempo vai continuar até quinta-feira em todos os Grupos, com aguaceiros fracos, rajadas até 65km/h e ondas noroeste de 5 metros.