Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Suspeito de atentado preso no aeroporto JFK

Cidadão americano nascido na Paquistão, proprietário do veículo armadilhado abandonado em Times Square, foi detido esta madrugada, no aeroporto JFK, em Nova Iorque, quando se preparava para fugir para o Dubai.

Shazad Faisal, 30 anos, um cidadão americano nascido no Paquistão, foi detido ontem à noite (madrugada em Lisboa) no aeroporto JFK, em Nova Iorque, quando se preparava para deixar os Estados Unidos em direcção ao Dubai. É a primeira detenção relacionada com o atentado falhado de sábado passado, em Times Square, Nova Iorque.

Shazad Faisal reside no estado de Connecticut e é o propietário do carro armadilhado abandonado na baixa de Nova Iorque, há cerca de três dias.

O veículo, um Nissan Pathfinder de 1993, fora posto à venda na Internet (no site Craiglist), há três anos. Shazad Faisal adquiriu-o a dinheiro.

Pedida atenção aos americanos

Ao contrário do que as autoridades revelaram no domingo, a hipótese do atentado ter sido planeado por uma organização terrorista internacional está a ser equacionada.

Os talibã reivindicaram a acção de domingo, alegadamente em represália pela morte de dois dos seus líderes no Paquistão.

"Ontem, o FBI recolheu informação preciosa. É evidente que se tratou de uma tentativa para matar americanos e os responsáveis irão responder por isso", disse o attorney general Eric Holder, numa conferência de imprensa realizada à 1h30 da madrugada (6h30 em Lisboa).      

O responsável pela Justiça americana deixou ainda o alerta: "É bom que os americanos continuem vigilantes. Se virem algo estranho reportem imediatamente às autoridades".