Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Sporting conquista ponto precioso em Moscovo

Leões estiveram a perder mas Nani deu o empate. Chelsea de Mourinho venceu Levski e Deco fez a assistência para o golo do Barcelona.

Ricardo majestoso e Nani decisivo

Em Moscovo, o Sporting começou o jogo da pior forma. Logo aos quatro minutos, Boyarintsev colocou o Spartak em vantagem, com um potente remate de pé direito que não deu hipóteses a Ricardo. O golo madrugador desorientou a equipa portuguesa, que demorou a encontrar-se. Os russos mantiveram a pressão e podiam ter chegado ao segundo golo ainda antes do intervalo, mas Ricardo impediu Boyarintsev de bisar com a primeira de duas grandes defesas, aos 41 minutos.

O intervalo chegou com o 1-0 no marcador e Paulo Bento foi forçado a alterar, retirando Miguel Garcia e fazendo entrar Alecsandro. Caneira passou para o lado direito da defesa, Tello recuou para a esquerda, Djaló passou para vértice mais avançado do losango e o brasileiro fez dupla de ataque com Liedson. A segunda parte, no entanto, começou como terminara a primeira: Bystrov ganhou espaço na esquerda, cruzou atrasado para Pavlyuchenko que rematou de pronto para defesa estrondosa de Ricardo, que voltou a segurar o empate.

A partir desse lance, o Sporting começou a subir no terreno, mas as dificuldades em criar oportunidades mantiveram-se: o primeiro remate digno de registo da equipa de Paulo Bento surgiu apenas aos 50 minutos, por Liedson. Aos 57 minutos, o técnico verde-e-branco voltou a mexer na equipa, fazendo entrar Paredes para o lugar de Tonel, e um minuto depois, numa grande combinação entre Nani e Liedson, o jovem internacional português fez o golo do empate. Até ao final, o Sporting conseguiu controlar o jogo, mantendo o jogo longe da baliza de Ricardo.

Com o empate conseguido o Sporting passa a somar quatro pontos, mantendo o segundo lugar do Grupo B atrás do Bayern Munique, que foi vencer o Inter, a Milão, por 2-0, com golos de Pizarro e Podolski, ambos nos últimos dez minutos do jogo. No Inter, Figo foi titular, tendo sido substituído aos 67 minutos. Destaque também, pela negativa, para as expulsões de Zlatan Ibrahimovic e de Grosso, que deixaram os milaneses em dificuldades.

Drogba assina «hat-trick»

Nos restantes jogos do dia, destaque para a vitória do Chelsea em Sofia, diante do Levski, por 3-1, com um «hat-trick» de Didier Drogba. Na equipa de Mourinho, Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho foram titulares. No outro jogo do Grupo A, o Barcelona sentiu grandes dificuldades na deslocação ao terreno do Werder Bremen, conseguindo chegar ao empate apenas aos 89 minutos, por Messi, depois de uma brilhante assistência de Deco. Antes, um auto-golo de Puyol dera vantagem aos alemães.

No Grupo D, destaque para a vitória do Valência sobre a Roma, por 2-1. Angulo colocou a equipa "che" em vantagem, mas os italianos empataram por intermédio de Totti, de grande penalidade. O inevitável David Villa fez o segundo golo do Valência, onde Miguel foi titular e Hugo Viana não passou do banco. Na Ucrânia, Shakhtar Donetsk e Olympiakos empataram a duas bolas.

Finalmente, no Grupo C, o gigante Peter Crouch esteve em grande na vitória do Liverpool por 3-2 sobre o Galatasaray. O avançado internacional inglês fez dois golos, um dos quais num espectacular pontapé de bicicleta. No outro jogo do grupo o PSV, de Ronald Koeman e do português Manuel da Costa, que não jogou, foi vencer o Bordéus, a França, por 1-0, com um golo do internacional finlandês Vayrynen.

RESULTADOS DE ONTEM

Grupo A

Levski Sofia-Chelsea, 1-3

Werder Bremen-Barceona, 1-1

Grupo B

Spartak Moscovo-Sporting, 1-1

Inter Milão-Bayern Munique, 0-2

Grupo C

Liverpool-Galatasaray, 3-2

Bordéus-PSV Eindhoven, 0-1

Grupo D

Valência-Roma, 2-1

Shakhtar Donetsk-Olympiakos, 2-2

CLASSIFICAÇÃO

Grupo A

1. Chelsea, 6 pontos

2. Barcelona, 4

3. Werder Bremen, 1

4. Dinamo Kiev, 0

Grupo B

1. Bayern Munique, 6 pontos

2. Sporting, 4

3. Spartak Moscovo, 1

4. Inter Milão, 0

Grupo C

1. Liverpool, 4 pontos

2. PSV Eindhoven, 4

3. Galatasaray, 1

4. Bordéus, 0

Grupo D

1. Valência, 6 pontos

2. Roma, 3

3. Olympiakos, 1

4. Shakhtar Donetsk, 1