Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Sporting alcança FC Porto na liderança

À quinta jornada, "leões" e "dragões" partilham o topo da tabela. Na Luz, o Benfica regressou às vitórias e às boas exibições.

Cumprida a quinta jornada da Bwin Liga, o Sporting alcançou o F.C. Porto no topo da classificação. Os «leões» venceram a U. Leiria por 2-0 e aproveitaram a derrota do campeão nacional em Braga (2-1) para igualar os «dragões». Na sétima jornada, que se realiza no dia 22 deste mês, as duas equipas defrontam-se em Alvalade, adivinhando-se um jogo quente.

Benfica regressa às vitórias

A jornada começou na sexta-feira, com a Naval a vencer o Beira-Mar por 2-1. Os aveirenses marcaram já perto de final mas, no período de descontos, Nei fez dois golos (93’ e 95’) e deu a vitória à equipa da Figueira da Foz. No sábado, defrontaram-se Belenenses e Boavista, com os axadrezados a vencerem por 2-0, com golos de Linz e Zé Manuel e a imporem a primeira derrota da época à equipa de Jorge Jesus.

No domingo, no Estádio da Luz, o Benfica regressou às vitórias, derrotando o Desportivo das Aves por claros 4-1, reencontrando-se também com as boas exibições. Paulo Jorgem abriu caminho à goleada aos 19 minutos, mas menos de dez minutos volvidos, Filipe Anunciação fez o empate, num tremendo frango de Quim. O intervalo chegou com a igualdade no marcador e com assobios na saída para os balneários.

Insatisfeito, Fernando Santos trocou Katsouranis por Rui Costa e o futebol do Benfica melhorou. A segunda parte teve apenas um sentido, com os encarnados a procurarem constantemente o golo. Nuno Gomes, aos 50 minutos, voltou a dar vantagem à equipa da casa. Depois, Simão, de grande penalidade, e Karagounis, fixaram o resultado final. Uma vitória importante para o Benfica, que possibilitou também que os adeptos fizessem as pazes com a equipa.

Também no Domingo, o Nacional venceu em Coimbra por 3-1 e o Marítimo bateu o Estrela da Amadora por 2-1. A equipa da Reboleira continua na cauda da tabela, com apenas um ponto somado em cinco jornadas.

FC Porto perde ao fim de sete meses

Depois de perder com o Arsenal, em Londres, o FC Porto voltou a ser derrotado, desta vez pelo Sporting de Braga. O último desaire dos "dragões" no campeonato foi já há sete meses, então frente ao Benfica (1-0). Em Braga, os campeões nacionais realizaram uma exibição pálida e sem ideias. Disso se aproveitaram os minhotos, que marcaram primeiro, aos 25 minutos, por Marcel, avançado brasileiro emprestado pelo Benfica. Em desvantagem no marcador, Jesualdo Ferreira fez entrar Lisandro para o lugar de Paulo Assunção aos 32 minutos, e o FC Porto melhorou, chegando mesmo ao empate, por Hélder Postiga, aos 43 minutos.

Na segunda parte o Sporting de Braga entrou melhor, e chegou à vitória por intermédio de Luís Filipe, num remate forte de fora da área, depois de uma perda de bola infantil de Ricardo Quaresma. Até ao final, os "azuis-e-brancos" tentaram ainda chegar ao empate, sem sucesso. No regresso a Braga, Jesualdo Ferreira não conseguiu vencer e pior, viu a sua equipa alcançada no topo da classificação pelo Sporting.

Liedson regressa aos golos

Em Alvalade, o Sporting venceu a União de Leiria por 2-0, com tentos de Nani e Liedson, que voltou aos golos cinco meses depois. Os "leões" mostraram sempre ser superiores ao Leiria, embora o primeiro sinal de perigo tenha sido da formação de Domingos, com Ricardo a desviar um grande remate de N’Gal para a barra, aos 18 minutos. A equipa de Paulo Bento chegou à vantagem aos 34 minutos, com Nani a concluir uma boa jogada de ataque, que teve a participação de João Moutinho e de Alecsandro, que fez o último passe.

Na segunda metade, a superioridade da equipa da casa manteve-se e, aos 55 minutos, Liedson fez o 2-0, na transformação de uma grande penalidade a castigar falta de Éder sobre Nani. Até final, o Sporting controlou o jogo, desperdiçando ainda algumas oportunidades para ampliar o marcador.

RESULTADOS

. Naval-Beira-Mar, 2-1

. Belenenses-Boavista, 0-2

. Académica-Nacional, 1-3

. Marítimo-Eestrela da Amadora, 2-1

. Benfica-Desportivo das Aves, 4-1

. Sporting-União de Leiria, 2-0

. Vitória de Setúbal-Paços de Ferreira, 1-1

. Sporting de Braga-FC Porto, 2-1

CLASSIFICAÇÃO

. 1. FC Porto, 12 pontos

. 2. Sporting, 12

. 3. Naval, 10

. 4. Sporting de Braga, 10

. 5. Paços de Ferreira, 8

. 6. Boavista, 7

. 7. União de Leiria, 7

. 8. Marítimo, 7

. 9. Benfica, 7 (menos um jogo)

. 10. Nacional, 6

. 11. Belenenses, 5 (menos um jogo)

. 12. Beira-Mar, 5

. 13. Vitória de Setúbal, 5

. 14. Académica, 3

. 15. Desportivo das Aves, 2

. 16. Estrela da Amadora, 1