Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Sporting afastado

Derrota em Milão deixa os leões apenas com possibilidade de apuramento para a Taça UEFA. Chelsea e Inter Milão confirmaram apuramento.

À quinta jornada, fim da linha para o Sporting na Liga dos Campeões. A derrota em Milão, por 1-0, afasta os leões da próxima fase da prova. Resta lutar pelo terceiro lugar do grupo, que permite o apuramento para a Taça UEFA. Para que isso aconteça, basta um empate com o Spartak Moscovo em Alvalade, daqui a duas semanas. Os russos empataram com o Bayern Munique (2-2) no outro jogo do Grupo B.

Eficácia italiana

Em Milão, o Sporting não teve uma noite feliz. A juntar às ausências de Liedson e Yannick, Paulo Bento perdeu Caneira, por lesão, aos 14 minutos. O técnico leonino fez entrar Abel, mas cerca de 10 minutos depois, o lateral direito também foi forçado a sair, e também por lesão.

Paulo Bento foi forçado a alterar tudo. Não só queimou duas substituições como teve que improvisar um esquema táctico de três centrais, com Paredes a fechar o lado direito.

Até então, nada se passara de relevante no encontro do Giuseppe Meazza. Mas aos 35 minutos, no primeiro remate à baliza de Ricardo, Crespo fez o 1-0, após excelente abertura de Stankovic. Estava feito o resultado final…

Tentar até ao fim

Até final do jogo, o Sporting foi tentando, com as armas que tinha, o golo do empate, que permitisse manter esperanças no apuramento. Em vão… Alecsandro esteve sempre muito só no ataque e o Inter soube sempre fechar os caminhos para a baliza de Júlio César. Em síntese, um jogo «à italiana», sem muitas oportunidades e com a eficácia a determinar o vencedor.

Mourinho nos oitavos

Nos outros jogos, destaque para o Grupo A. O Chelsea perdeu com o Werder Bremen por 1-0, mas garantiu o apuramento. Mourinho fez descansar Ricardo Carvalho, Lampard e Shevchenko, e a equipa de Hugo Almeida e Diego (titulares), aproveitou para somar mais três pontos.

O segundo lugar do grupo será disputado pelo Barcelona, que venceu o Levski Sófia por 2-0 e pelos alemães. Daqui a 15 dias, em Camp Nou, espera-se um duelo electrizante, com os Campeões da Europa obrigados a ganhar para seguir em frente.

Destaque também para Valência e Liverpool, que garantiram o primeiro lugar dos respectivos grupos. Os «reds» venceram o PSV (também já apurado), enquanto a equipa de Miguel e Hugo Viana bateu o Olympiakos. A surpresa da ronda ocorreu na Ucrânia, com o Shakhtar a vencer a Roma, adiando a decisão do apuramento para a última jornada.

RESULTADOS DE QUARTA-FEIRA

Grupo A

Werder Bremen – Chelsea, 1-0

Levski Sófia – Barcelona, 0-2

Grupo B

Inter Milão – SPORTING, 1-0

Spartak Moscovo – Bayern Munique, 2-2

Grupo C

Liverpool – PSV, 2-0

Bordéus – Galatasaray, 3-1

Grupo D

Shakhtar Donetsk – Roma, 1-0

Valência – Olympiakos, 2-0

CLASSIFICAÇÃO

Grupo A

1. Chelsea, 10 pontos

2. Werder Bremen, 10

3. Barcelona, 8

4. Levski Sófia, 0

Grupo B

1. Bayern Munique, 11 pontos

2. Inter Milão, 9

3. SPORTING, 5

4. Spartak Moscovo, 2

Grupo C

1. Liverpool, 13 pontos

2. PSV, 10

3. Bordéus, 4

4. Galatasaray, 1

Grupo D

1. Valência, 13 pontos

2. Roma, 7

3. Shakhtar Donetsk, 5

4. Olympiakos, 2