Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

“Sopranos” impedidos de filmar

A autorização para as filmagens da última série “Os Sopranos” acabou por ser recusada pela Câmara da cidade de Bloomfield, norte de New Jersey, na sequência de diversos protestos de membros da comunidade italo-americana.

A autorização já tinha sido concedida, mas a Câmara de Bloomfield, na zona norte de New Jersey, acabou por rever a sua posição e não permitir que filmagens da última série de “Os Sopranos” decorressem na cidade, devido às pressões de italo-americanos, que consideram que a história da família mafiosa de Tony Soprano contribui para a má imagem da sua comunidade.

“Não penso que 'Os Sopranos’ retratem a vida de um típico italo-americano num modo positivo e também não me agrada a forma como as pessoas vêem Bloomfield através da série”, afirmou o Raymond McCarthy, "mayor" da cidade, cuja mulher é de ascendência italiana e é membro do grupo cívico italo-americano Unico.

O pedido de autorização vai ser votado esta semana pela terceira vez pela Assembleia Municipal de Bloomfield, mas o "mayor" já afirmou que vai manter a sua posição. “O que o resto dos membros da assembleia farão será uma decisão deles. Eu irei manter as minhas convicções”, afirmou, “vou honrar o meu compromisso, a minha missão de falar em defesa da dignidade italo-americana”.

A questão está, no entanto, longe de ser consensual. Chris Carley, um dos proprietários da gelataria Holsten’s Brookdale, onde seriam filmadas algumas cenas de "Os Sopranos" contestou a recusa da autorização, dizendo que o "mayor" “deve fazer o que é melhor para a cidade”.

Um dos membros da Assembleia Municipal, Peggy O’Boyle Dunigan, disse que começou por votar contra, mas que entretanto reviu a sua posição. “Quem não gosta, pode simplesmente desligar a televisão”, afirmou.

O representante do condado de Essex, Joseph DiVincenzo tem manifestado o seu apoio à série, referindo que vai tentar interceder junto do "mayor" em favor dos “Sopranos”. “Ninguém tem mais orgulho em ser italo-americano do que eu”, afirmou, “e não me sinto nada ofendido pela série”.

Nos Estados Unidos a última série de “Os Sopranos”, da HBO, começa a ser transmitida a 8 de Abril.