Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Sócrates evita falar sobre remodelação

Na conferência de Imprensa que encerrou a cimeira ibérica, Sócrates evitou falar sobre uma eventual remodelação governamental.

Ricardo Jorge Pinto

No encerramento da cimeira ibérica, em Braga, Zapatero foi muito fluente a falar sobre a vida partidária de Espanha, quando interrogado pelos jornalistas sobre as próximas eleições legislativas no seu país. Mas, ao seu lado, Sócrates fez ouvidos moucos quando uma jornalista lhe perguntou se na próxima cimeira gostaria de ter ao seu lado os ministros que hoje o acompanharam.

A pergunta era uma pouco subtil forma de o interrogar sobre uma eventual remodelação governamental. Mas Sócrates preferiu ignorar completamente o repto e não lhe dedicou uma única palavra.

Contudo, o Expresso soube que esse tema foi várias vezes abordado entre a comitiva governamental portuguesa, durante os dois dias da cimeira. Os assessores de alguns dos ministros não conseguem sequer esconder o embaraço de comentar o tema, não desmentindo que esta é uma matéria que faz parte das preocupações dos seus chefes.