Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Sócrates: "Eu gosto dos políticos que gostam de Camões"

O Primeiro Ministro, José Sócrates, manifestou a sua admiração por Mário Soares, ontem, em Arcos de Valdevez, o primeiro de três dias de homenagem ao histórico socialista.

O Primeiro Ministro, José Sócrates, manifestou ontem, em Arcos de Valdevez, a sua admiração por Mário Soares, por ser um político que "gosta de Camões" e que "sempre aliou o pensamento à ação".

"Mário Soares é um patriota, gosta de Camões. Eu gosto dos políticos que gostam de Camões. Eu gosto muito do doutor Mário Soares", referiu.

Sócrates, que falava no decorrer de uma iniciativa denominada "Concelho de Estado", que durante três dias vai dissecar a vida do antigo Presidente da República Mário Soares, elogiou ainda a coragem do fundador do PS.

Homenagem: Mário Soares, "o mais ilustre português vivo"

Líder exemplar, o mais ilustre português vivo, perfeito republicano e pai do atual sistema democrático foram algumas das características de Mário Soares realçadas na sexta feira em Arcos de Valdevez, o primeiro de três dias de homenagem ao histórico socialista.

Arcos Valdevez transforma-se desde sexta feira e até domingo no município de Mário Soares, numa homenagem ao antigo presidente da República que incluirá exposições e três sessões de conferências, entre outras iniciativas, compondo assim a primeira edição do "Concelho de Estado", intitulada "Vida e Obra de Mário Soares".

O elenco do primeiro ciclo de conferências, subordinado aos temas da República, União Europeia, Descolonização e Geopolítica e Um Futuro para Portugal, incluiu oradores como o primeiro ministro, José Sócrates, o ex-presidente da Assembleia da República Almeida Santos, o histórico do PSD Miguel Veiga, o cientista Manuel Sobrinho Simões, o antigo presidente do CDS-PP Diogo Freitas do Amaral e o presidente da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, Artur Santos Silva.