Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Soares volta a não dizer se vota Alegre...

... E elogia Fernando Nobre. Foi esta noite, em entrevista a Mário Crespo, na SIC Notícias.

Martim Silva (www.expresso.pt)

O fundador do PS e antigo Presidente da República Mário Soares voltou esta noite, um dia depois de Manuel Alegre formalizar a sua candidatura a Belém, a não revelar se tenciona votar no poeta nas Presidenciais do próximo ano.

"É despropositado e mau, com esta crise aguda, desviar atenções para uma candidatura que é para as eleições de 2011. É prematuro. Esse desvio não deve ser feito", começou por afirmar Soares, quando interrogado sobre o capítulo eleições Presidenciais.

Em seguida, o antigo chefe do Estado disse estar convencido "que o PS não escolherá tão cedo o seu candidato", sugerindo que a decisão, a ser tomada, o deve ser num fórum amplo, como uma convenção. Ou seja, Soares é contra que seja, por exemplo, o Secretariado Nacional do partido (que reúne precisamente na próxima segunda-feira), a direcção, por si só a tomar a decisão de apoiar Manuel Alegre.

Quanto a Fernando Nobre, o fundador da AMI e já anunciado candidato presidencial, Soares, embora rejeitasse fazer comparações com Alegre ("a isso não respondo"), disse: "Eu acho que ele é um homem de valores e princípios".

Soares rejeitou ainda a ideia de ter partido dele, ou de ter sequer patrocinado, a candidatura presidencial de Nobre. "Ele foi ter comigo, como com outras personalidades, com a decisão de se candidatar já tomada. Eu não estive na origem e não tenho nada que ver com a candidatura", assegurou o socialista fundador do PS.

Recorde-se que nas eleições presidenciais de 2006 Soares e Alegre foram candidatos, com o PS a apoiar oficialmente o seu fundador. Mas seria Alegre a conseguir o segundo lugar na eleiçao ganha por Cavaco Silva.