Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Simpsons fazem 25 anos

Hoje é dia de festa para os Simpsons. A família amarela anda a satirizar a sociedade americana há 25 anos.

Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie fazem hoje 25 anos. Ao fim de 504 episódios no ar, a mais conhecida família americana continua na mesma.

A série que Matt Groenning lançou a 19 de abril de 1987 começou por aparecer nos intervalos de um talk-show, o "The Tracey Ullman Show". Depois de três anos com pequenos episódios de um minuto, os desenhos da família amarela foram desenvolvidos e ganharam a sua própria série.

Criada por Matt Groening, as 23 temporadas de The Simpsons na Fox já valeram à família 27 Primetime Emmy Awards, 30 Annie Awards e um Peabody Award.

Crítica social 

Durante estes 25 anos, os Simpson têm mantido a sua função de crítica social à sociedade americana. Feita com os nomes da família de Groenning, que apenas substituiu o seu pelo de Bart, os Simpsons são a mais longa série de humor na televisão norte-americana.

Esta disfuncial família americana de classe-média ganhou uma estrela no Passeio da Fama e já contou com a presença de personagens ilustres.

A comemoração do episódio 500 teve como estrela Julian Assange. O fundador da WikiLeaks aparece quando o casal Simpson descobre que está a ser alvo de reuniões secretas, por parte dos vizinhos, para serem expulsos de Springfield. O jornalista, procurado pela Justiça americana por divulgação de documentos diplomáticos e confidenciais, deu a voz ao seu boneco mas não foi revelado o local da gravação. Tony Blair e Rupert Murdoch também já deram a voz às suas personagens em versão amarela.

Cristiano Ronaldo os Simpsons 

A lista de "personagens especiais" continua com 50 Cent, Alec Baldwin, Paul McCartney, SimonCowell, Elton John. J K Rowling, Prince, REM, George Harrison, Green Day, Anne Hathaway, James Brown, Amy Winehouse, Bette Midler, Dustin Hoffman, U2, Britney Spears, Rolling Stones, Lenny Kravtz, Blink 182, Arnold Schwarzenegger, Coldplay, Ronaldo - o futebolista brasileiro - e Cristiano Ronaldo.

O jogador do Real Madrid chegou à série graças a um anúncio da Nike, que na publicidade dá nome a um estádio. Portugal também já foi protagonista num dos episódios da família: durante uma sátira feita ao desporto-rei, a equipa da quinas joga uma partida, muito lenta, contra o México (veja os vídeos).  

A agradar pequenos e graúdos, a série chegou ao cinema e ao dicionário de inglês da Oxford com a expressão de Homer "d'oh". 

 

A família Simpson
1 / 14

A família Simpson

Bart
2 / 14

Bart

Homer
3 / 14

Homer

Marge
4 / 14

Marge

Lisa
5 / 14

Lisa

Maggie
6 / 14

Maggie

O avô Abe
7 / 14

O avô Abe

O vizinho Ned Flanders
8 / 14

O vizinho Ned Flanders

O seu filho Rod
9 / 14

O seu filho Rod

O patrão de Homer, Montgomery Burns
10 / 14

O patrão de Homer, Montgomery Burns

O palhaço Krusty
11 / 14

O palhaço Krusty

Personagens criadas por Matt Groening há 25 anos
12 / 14

Personagens criadas por Matt Groening há 25 anos

E que lhe valeram inúmeros prémios e o reconhecimento mundial
13 / 14

E que lhe valeram inúmeros prémios e o reconhecimento mundial

E a inscrição do seu nome no 'Wall of Fame'
14 / 14

E a inscrição do seu nome no 'Wall of Fame'