Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Setúbal concorre com sardinhada ao "Guinness Book"

Seis toneladas de sardinhas assadas serão servidas sábado, gratuitamente, em Setúbal. Organização do evento espera reunir 10 mil pessoas e inscrever o recorde no "Guinness Book".

<#comment comment="[if gte mso 9]> Normal 0 false false false MicrosoftInternetExplorer4 <#comment comment="[if gte mso 9]> <#comment comment=" /* Font Definitions */ @font-face {font-family:Tahoma; panose-1:2 11 6 4 3 5 4 4 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:swiss; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:1627421319 -2147483648 8 0 66047 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:72.0pt 90.0pt 72.0pt 90.0pt; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} "> <#comment comment="[if gte mso 10]>

Cerca de dez mil pessoas são esperadas no próximo sábado para a maior sardinhada do mundo, organizada por um grupo de amigos de Setúbal com o objetivo de valorizar a imagem da cidade do Sado.  

"Estamos a apontar para as dez mil pessoas. Começámos com uma expetativa muito baixa, mas hoje já toda a gente sabe da maior sardinhada do mundo, e não só em Setúbal", diz à Lusa João Ferreira, um dos pais da ideia. 

"Sabemos de pessoas que falam disto em Coimbra, de pessoas que vêm de Viseu, pessoas que vêm de toda a parte do país para a maior sardinhada do mundo", acrescenta, convicto de que não vai faltar gente para ajudar a bater o recorde e a inscrever o feito no "Guinness Book". 

Sardinhas à borla, tudo o resto será pago

"Não temos entradas nem cobramos dinheiro pelas sardinhas. Cobramos, sim, por tudo resto. Quem quiser pão, quem quiser saladas, vinho ou água, tudo o resto será pago", esclarece, enquanto ajuda nos preparativos para o evento, que terá lugar no sábado, entre as 12h30 e as 20h30, no Largo José Afonso.  

A ideia da maior sardinhada do mundo começou a germinar no início do ano passado, quando os acontecimentos do bairro da Bela Vista e os salários em atraso no Vitória de Setúbal eram notícia nos principais órgãos de comunicação social, para desespero de alguns setubalenses. 

"Esta iniciativa surgiu há cerca de um ano, numa altura em que a cidade estava a ser massacrada pela comunicação social, por causa dos casos da Bela Vista, dos salários em atraso no Vitória Futebol Clube. A imagem de Setúbal estava a ser projetada para o país como se estivéssemos numa cidade em guerra", justifica João Ferreira. 

Tentar bater recorde americano

Para que a sardinhada de Setúbal seja incluída nos recordes do "Guinness Book", a organização vai servir seis toneladas de sardinhas gratuitamente, um pouco mais do que os 5.871 quilos de uma iniciativa semelhante - produtos cozinhados ao ar livre - realizada em Los Angeles, Estados Unidos da América, em 2008.   

A sardinhada de Setúbal, que conta com o apoio de três dezenas de restaurantes e da Câmara de Setúbal, será acompanhada por uma representante do "Guinness Book", que deverá chegar hoje a Setúbal. 

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.