Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Serra da Estrela: Homem caiu numa escarpa enquanto pescava

Resgate junto à Lagoa Comprida demorou quatro horas e só foi possível com a intervenção de um helicóptero.

Um homem que caiu, pelas 14h15, numa escarpa da Serra da Estrela, junto à Lagoa Comprida, só foi resgatado quatro horas mais tarde e após a intervenção de um helicóptero.

Os bombeiros de São Romão (Seia) deslocaram para o local quatro viaturas e dez elementos, mas após "cerca de três horas de trabalhos" não conseguiram resgatar o homem, disse à Lusa fonte daquela corporação.

Além de ter "fraturado um membro inferior", dificultando a sua própria ação, a escarpa pela qual o homem se precipitou é de "acesso muito difícil", explicou fonte do COS (Comando de Operações de Socorro) da Guarda.

Vítima consciente

Só a intervenção de um HESA (Helicóptero de Socorro e Assistência, estacionado em Santa Comba Dão (Viseu), deslocado para o local do acidente, permitiu resgatar o homem, pelas 18h20.

Na operação intervieram também dois elementos do INEM, em cuja ambulância transportaram a vítima para o Hospital da Cova da Beira, na Covilhã, adiantou à Lusa o COS da Guarda.

Além da fratura num membro inferior, o homem, que estava a pescar na Lagoa Comprida quando caiu na escarpa, não terá sofrido, segundo os Bombeiros Voluntários de São Romão, outros ferimentos.

Durante as operações de resgate, a vítima manteve-se sempre consciente, adiantou a mesma fonte.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.