Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Semana de estreias na Liga

Antes das decisões na Liga dos Campeões, o FC Porto recebe a Académica e o Sporting desloca-se aos Barreiros. O Benfica visita o Sporting de Braga.

A décima jornada não pode deixar de estar associada às mudanças no comando técnico de algumas formações. Carlos Carvalhal trocou o Sporting de Braga pelo Beira-Mar e fará hoje à noite a sua primeira aparição no banco de suplentes dos aveirenses, diante do também aflito Vitória de Setúbal.

Quem também será "debutante" esta ronda é Rogério Gonçalves, que trocou a sensacional Naval pelo Sporting de Braga e fará a sua estreia logo frente ao Benfica. Os encarnados irão também apadrinhar a "primeira vez" de Jorge Costa nas funções de treinador-adjunto.

Luisão «KO»

O Benfica desloca-se a Braga em vésperas da recepção ao FC Copenhaga, um encontro decisivo nas aspirações da equipa de Fernando Santos na Liga dos Campeões. Para o jogo frente aos bracarenses, os encarnados continuam a não poder contar com Rui Costa. Também Luisão é baixa para este fim-de-semana, depois de se ter lesionado ao serviço da selecção do Brasil.

No Braga, a dupla Rogério Gonçalves/Jorge Costa tem um grande desafio. Uma estreia diante de um grande e uma equipa debilitada por muitas ausências. Na defesa, Nem e Maurício estão suspensos e o ataque sofreu mais uma perda, com o processo interno instaurado a Marcel. A juntar a tudo isto, Hugo Leal está lesionado, e Pedro Costa em dúvida.

Leão volta à Madeira

Semana muito importante para o Sporting. Deslocação à Madeira, no Domingo, para um sempre difícil jogo nos Barreiros, frente ao Marítimo, antes da visita a Milão, para o jogo que irá, muito provavelmente, decidir o futuro da equipa de Paulo Bento na Liga dos Campeões.

Para o Funchal, o técnico verde-e-branco apenas não pode contar com Tiago e Yannick Djaló. Assim, o jovem Rui Patrício estrear-se-á nos convocados. Djaló sairá do onze, deixando uma vaga em aberto, que poderá ser ocupada por Nani, Carlos Martins ou mesmo por Paredes, recuperado da lesão.

Nos insulares, Ulisses Morais vai tentar dar sequência à recente série de bons resultados, que permitiu à equipa chegar à quarta posição da classificação. Para o jogo frente aos leões, o técnico não pode contar com Mbesuma e Martin Prest.

Exame para a «Champions»

O FC Porto é o único dos três grandes a jogar em casa. Antes da decisiva deslocação a Moscovo, os dragões têm um exame decisivo diante da Académica de Coimbra. Jesualdo Ferreira continua a não poder contar com Pedro Emanuel, Sokota e Anderson, mas volta a ter Ibson, dois meses depois. Também Adriano está de novo apto, mas não será ainda opção, pelo que o ataque ficará entregue a Hélder Postiga e Bruno Moraes.

Na Académica, Manuel Machado recebeu a boa notícia da recuperação de Hélder Barbosa, e volta a ter Litos, regressado depois de cumprir castigo. Gyano, Dionattan e Alexandre são os três indisponíveis, todos devido a lesão.

Nos restantes jogos da décima jornada, destaque para o embate entre União de Leiria e Boavista e para o confronto lisboeta entre Estrela da Amadora e Belenenses.

JOGOS DA 9.ª JORNADA

. Beira-Mar – Vitória de Setúbal

Sexta-feira, 20h30, Estádio Municipal de Aveiro [SPORTTV1]

. FC Porto – Académica

Sábado, 19h15, Estádio do Dragão [SPORTTV1]  

. Sporting de Braga – Benfica

Sábado, 21h30, Estádio Municipal de Braga [SPORTTV1]

. Desportivo das Aves – Nacional

Domingo, 15h, Estádio do Aves 

. Paços de Ferreira – Naval

Domingo, 16h, Estádio da Mata Real

. Marítimo – Sporting

Domingo, 19h15, Estádio dos Barreiros [TVI]

. União de Leiria – Boavista

Domingo, 21h15, Estádio Dr. Magalhães Pessoa [Sporttv1]

. Estrela da Amadora – Belenenses

Segunda-feira, 19h45, Estádio José Gomes [SPORTTV1]