Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Sauna: remédio para todos os males

Há um provérbio na Finlândia que diz: se a sauna tomada juntamente com aguardente não remediar o problema, a doença é fatal

A fé é grande mas a dependência não é menor: contas feitas aos dois milhões de saunas existentes em todo o território nacional, está provado que os 5,2 milhões de finlandeses poderiam fazê-la ao mesmo tempo. Isso quer dizer que o país poderia «fechar» para sauna e mais as expressões possíveis cómicas passíveis de ser inventadas a propósito do assunto. Sauna é já por si a palavra finlandesa mais conhecida em todo o mundo.

Com tradição de ser saudável e promover a longevidade aos seus utilizadores habituais, a sauna era um lugar multi-usos universal utilizado no campo para todo o tipo de actividades sociais e sanitárias. Hoje em dia, a sua função sanitária está relativamente ultrapassada, mas a função social continua em alta: um bom anfitrião não pode negar ao seu hóspede finlandês o prazer de um banho na sauna antes de se sentarem para jantar. É na sauna que se realizam negócios – não há que recear que se tome notas ou graves conversas – daí que todas as empresas finlandesas possuam uma sauna de representação: o Ministério dos Negócios Estrangeiros tem duas saunas em Helsínquia e pelo menos uma em cada Embaixada em todo o mundo.

Para ser considerada sauna pelos finlandeses tem de ter uma bancada elevada, sempre de madeira apache, para que os utilizadores possam sentar-se na zona mais quente da sala. O forno, que pode ser aquecido a lenha ou pode ser um forno eléctrico, tem de ficar dentro da sala e tem de ser coberto por pedras. A sauna genuína não é muito vaporizada antes de entrar, mas sim na hora do banho, quando está feito o «löyly», o mergulho em água fria a seguir. Um finlandês não acha que valha a pena entrar numa sauna que esteja aquecida a menos de 70 graus centígrados.

As saunas prevalecem no campo, embora existam em todas as casas ou prédios na cidade. Consta que a noite branca da aurora boreal é o melhor pretexto do mundo para um churrasco com amigos… após a sauna, claro!