Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Santana Lopes anunciado para Lisboa por comunicado

O PSD tem pronto um primeiro pacote de candidatos às câmaras. O anúncio será discreto.

Se terça-feira for o dia escolhido para anunciar o candidato a Lisboa (aparentemente será, mas nunca se sabe...), é simpático para a memória do partido. Passam precisamente sete anos sobre as autárquicas de 2001, quando Santana ganhou a capital à coligação de esquerda, Rui Rio ganhou o Porto aos socialistas contra todas as previsões e o PSD teve de Norte a Sul um excelente resultado. Mas, ou porque os tempos não estão para festas ou porque Manuela Ferreira Leite sabe bem que a recandidatura de Santana Lopes não é pacífica no partido, o nome do candidato à maior câmara do país será anunciado da forma mais sóbria possível.

A hipótese que na passada sexta-feira estava em cima da mesa dos coordenadores das autárquicas como mais provável era fazer o anúncio por comunicado. Certo é que não será a líder a dar a cara para confirmar que a sua escolha recaiu sobre o seu ex-rival na corrida à liderança do partido.

Terça-feira, a Comissão Política do PSD vai fazer um ponto da situação no que toca às autárquicas e tem praticamente fechados os candidatos às nove capitais de distrito em que o partido não é poder. Das nove, os sociais-democratas acreditam poder vencer três ou quatro.

Macário em Faro, Negrão para Setúbal

Macário Correia, o presidente da Câmara de Tavira, vai ser o candidato a Faro e a direcção do partido diz ter sondagens que lhe dão uma vitória esmagadora sobre o socialista José Apolinário. Para Setúbal, se o partido convencer Fernando Negrão, as sondagens dizem que ele será um candidato ganhador.

Em Viana do Castelo, o PSD espera pelo resultado de um referendo local do qual depende a recandidatura do actual presidente e os sociais-democratas acreditam que também aqui podem ganhar. E em Braga o PSD recandidata Ricardo Rio, que teve uma grande subida nas últimas autárquicas e que agora volta a enfrentar o dinossauro socialista Mesquita Machado.

Os candidatos a Castelo Branco, Beja, Évora e Guarda serão anunciados pelas estruturas locais do partido. Entretanto, na lista dos candidatáveis surge Hermínio Loureiro, o presidente da Liga de Clubes, que é uma hipótese (entre outras) para a câmara de Oliveira de Azeméis.

Texto publicado na edição do Expresso de 13 de Dezembro de 2008