Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Rússia: Um morto e 20 feridos em explosão no Cáucaso Norte

Uma explosão hoje no hipódromo de Naltchik, capital da Carbardino-Balcária, república do Norte do Cáucaso russo, fez pelo menos um morto e 20 feridos.

Uma explosão hoje no hipódromo de Naltchik, capital da Cabardino-Balcária, república do Norte do Cáucaso russo, fez um morto e 20 feridos, um deles em "estado muito grave", informam as agências russas citando fontes policiais.

A explosão ocorreu junto dos camarotes do hipódromo, onde vários membros do Governo local assistiam a corridas de cavalos dedicados ao "1.º de Maio, dia da Primavera e Trabalho". Entre os feridos encontra-se Khatchim Choguenov, antigo ministro do Interior da Cabardino-Balcária, segundo as mesmas fontes.

Aroen Kanokov, Presidente da Carbardino-Balcária, admitiu tratar-se de um atentado terrorista "para vingar a liquidação de um dos chefes dos bandidos e desestabilizar a situação na república".

O Presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, já ordenou ao Ministério do Interior e ao Serviço Federal de Segurança da Rússia que investiguem a explosão e garantam a ordem pública da república.

A república Cabardino-Balcária é vizinha da Tchetchénia e faz parte do Cáucaso do Norte, região da Rússia onde se têm registado atos terroristas da guerrilha islâmica separatista.

A explosão ocorreu apesar de todas as medidas de reforço policial - foram mobilizados 70 mil polícias - tomadas pelas autoridades russas para garantir a segurança durante as celebrações do 1.º de Maio.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.