Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Revolução e 'rock and roll'

A capital grega vive em clima de guerrilha, com escaramuças inesperadas entre os jovens revoltosos e a Polícia a rebentarem a qualquer hora e em qualquer lugar. (Leia mais amanhã na edição em banca do Expresso)

Daniel Ribeiro, enviado a Atenas

O café 'Public', na praça Syntagma, em frente ao Parlamento grego, é um dos mais frequentados pelos jovens 'yuppies' de Atenas. Com ligação gratuita à Internet e música de boa qualidade, estava cheio, hoje às 14h locais - menos duas em Lisboa - quando rebentou uma das cenas de guerrilha que marcam, desde há uma semana, o dia-a-dia dos gregos, desde que um jovem de 15 anos foi abatido a tiro pela Polícia.

Na praça, a Polícia anti-motim recebia pedradas, alguns 'cocktails-molotov' e bombas 'very light' lançados por centenas de manifestantes, e respondia com perseguições em passo acelerado e bombas de gás lacrimogéneo.

Desde há alguns dias, depois da violência extrema do fim-de-semana passado que se saldou por centenas de lojas, agências bancárias e carros incendiados e destruídos, os revoltosos de Atenas mudaram de estratégia. Privilegiam agora o confronto directo com as forças da ordem.

Os jovens controlam alguns quarteirões universitários de Atenas e instalaram-se em faculdades, de onde comandam as operações.  

Com o ataque surpresa na praça, o café 'Public' desceu as cortinas de ferro, para proteger os seus bens. Os estrondos das explosões, que chegavam aos clientes forçados a permanecer no bar, era, no entanto, abafado pela música, na ocasião 'Sympathy for the devil', dos Rolling Stones, entre outras.

Hora e meia depois, a situação ficou controlada e a circulação foi reaberta na praça, onde apenas se viam os batalhões da Polícia de choque e centenas de mirones. A Polícia aguardava por ordens para saber onde iria decorrer o próximo episódio de uma situação que continua grave e ameaça cair num delicado impasse.

Desde a manhã de hoje, foram contabilizados quatro ataques idênticos ao da praça Syntagma em diversos locais de Atenas.