Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Retomados voos de e para a Irlanda a partir das 13h

Nuvem de cinzas vulcânicas já passou e a autoridade irlandesa da aviação civil anunciou que vai retomar as ligações aéreas. Clique para visitar o dossiê Vulcão pára aviões

Os voos de e para os aeroportos irlandeses serão retomados hoje a partir das 13h00, depois de uma interrupção de seis horas provocada pela passagem de uma nuvem de cinzas vulcânicas proveniente da Islândia, anunciaram as autoridades.

A autoridade irlandesa da aviação civil (IAA) anunciou num comunicado que autorizou "os aeroportos irlandeses a retomar o conjunto das operações a partir das 13h00" (mesma hora em Lisboa).

O comunicado refere que os aeroportos de Dublin, Shannon, Cork, Knock, Donegal, Waterford e Kerry poderão retomar as operações com normalidade.

A IAA tinha interdito os voos de e para a Irlanda entre as 7h00 e as 13h00.

IAA adverte para novas interrupções

No entanto, as autoridades advertem que o tráfego poderia conhecer "novas perturbações". "Segundo as previsões, os ventos devem continuar a soprar de norte nos próximos dias" e por isso desencadear a formação de uma nuvem com alta concentração de cinzas, adverte a IAA.

A erupção de um vulcão na Islândia a 14 de abril paralisou o tráfego aéreo na Europa durante mais de uma semana, causando grandes perdas para as companhias aéreas e impedindo o embarque de milhares de passageiros em todos os pontos do mundo.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.