Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Regresso provoca alvoroço

A conselho da Comissão de Menores, Andreia ficará com os pais e irmãos na casa de uma familiar até serem feitas obras no lúgubre lar paterno.

Precisamente 13 meses depois de ter sido raptada, Andreia regressou a Cernadelo, a sua aldeia natal, no meio de um enorme tumulto. Em frente à casa dos pais, desde o meio-dia, mais de meia centena de populares aguardavam curiosos o regresso da menina resgatada há cinco dias, mas que por iniciativa da Comissão de Menores acabou por ser desviada para a moradia de uma comadre dos pais, a cem metros da habitação da família.

Quando pelas 13 horas souberam que afinal não iam ver Andreia Elisabete, gerou-se um grande alvoroço entre os presentes, que exigiam ver a menina, incentivando os pais a mostrarem quem afinal mandava na filha, se “eram eles ou a senhoras da segurança social” que os acompanharam à Casa do Caminho, em Matosinhos, para trazerem a criança. Deslocados para junto da casa da comadre de Isaura e Albino Pinto, populares e jornalistas esperaram duas horas para que os pais dessem a conhecer a filha, mas quem acabou por aparecer foram as duas assistentes e a psicóloga da Comissão de Menores, que antes de irem embora alertaram os presentes e a comunicação social que “Andreia estava nervosa e assustada com tanta agitação” por ter passado por três casas distintas em menos de uma semana.

“Quem decide se mostram ou não a menina são os pais, mas o melhor para ela é que a deixem dormir e preservem ao máximo a sua imagem para que não venha a ser sempre apontada como a menina que foi raptada”, pediu uma das assistentes. Meia hora depois e para conter a curiosidade crescente, a mãe resolveu aparecer com a filha nos braços atrás dos vidros da janela. “Isaurinha, abre a janela, não se vê nada! Mostra a menina…”, gritaram os populares. Por breves instantes a menina foi exibida, acalmando os curiosos, que acabaram por seguir para junto da velha casa dos Pinto, onde a vizinhança preparou para hoje, à tarde, uma festa de comes e bebes.