Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Raios ultravioleta muito altos durante o fim-de-semana

O Instituto de Meteorologia aconselha a utilização de óculos de sol, chapéu, t-shirt, guarda-sole protetor solar.

Todo o território português, com exceção de Viana do Castelo, Santa Cruz, na Madeira, e Ponta Delgada, nos Açores, está hoje sujeito a um nível de radiação ultravioleta (UV) "muito alto", de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM).

O IM aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e um cuidados especial com as crianças para evitar a exposição solar.

O índice ultravioleta varia entre o "baixo" e o "extremo", passando pelo nível "moderado", "alto" e "muito alto".

Céu nublado ou limpo

Para domingo, o IM prevê um cenário idêntico ao de hoje. A parte ultravioleta do espectro solar desempenha um papel determinante em muitos processos na biosfera, possuindo muitos efeitos benéficos, podendo no entanto causar graves prejuízos para a saúde se o nível de UV exceder os limites de segurança, alerta o Instituto de Meteorologia.

O IM prevê para hoje no Continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado no litoral oeste, com possibilidade de ocorrência de precipitação fraca a norte do Cabo da Roca.

Nas regiões do interior Norte e Centro, o céu apresentar-se-á temporariamente muito nublado por nuvens altas, o vento soprará em geral fraco (inferior a 20 km/h) de noroeste, soprando moderado (25 a 35 km/h) no litoral em especial durante a tarde.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 25º graus em Lisboa, 20º no Porto e 26º em Faro.

Para os Açores, o IM prevê períodos de céu muito nublado com boas abertas a partir da tarde e vento noroeste bonançoso.

Na Madeira, esperam-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos e vento moderado de norte, sendo fraco na região do Funchal.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico 

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.