Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Quem disse que os balões eram só para homens?

No Algarve, há uma mulher que faz a excepção à regra, num país em que os balões de ar quente são poucos e (quase) todos pilotados por homens. Helena Sá vai agora representar Portugal no Campeonato Europeu de Balonismo, na Lituânia.

Mário Lino, correspondente no Algarve (www.expresso.pt)

Helena Sá costuma voar no Algarve, quer a solo, quer a transportar passageiros, em passeio. Agora, vai ao Campeonato Europeu, defrontar outras mulheres em balão de ar quente

Helena Sá costuma voar no Algarve, quer a solo, quer a transportar passageiros, em passeio. Agora, vai ao Campeonato Europeu, defrontar outras mulheres em balão de ar quente

Mário Lino

Helena Sá é a única mulher portuguesa a possuir licença comercial para voar balões de ar quente. Nascida sul-africana, viveu dez anos em Inglaterra, onde lhe entrou o 'bichinho' de voar balões.

"Aqui em Portugal ainda estamos um pouco atrasados, mas já se começa a ver balões a voar", diz Helena, baseada no Aeródromo de Lagos e que habitualmente realiza voos no Barlavento algarvio e ocasionalmente no Alentejo.

Aos 42 anos, Helena vai pela primeira vez participar numa competição internacional, nove anos depois de ter voado autonomamente pela primeira vez. Agora, será na Lituânia, onde decorre o Campeonato Europeu Feminino de Balões, entre 15 e 20 de Junho, prova em que terá que concorrer com 26 mulheres-piloto, entre elas a Campeã do Mundo, a britânica Lindsay Muir, que envergonha muitos homens aos comandos do seu balão.

No céu, Helena Sá define ao Expresso a sensação de voar: "A magia do balonismo é ir com o vento, sem destino, sem rumo e vais à aventura. Vais com a natureza, com bastante controlo, mas vais para onde os ventos nos levarem, para o desconhecido. A magia do balonismo é mesmo essa, sem stress... vai!".

Em Portugal, existem já vários pontos de onde se pode voar, em média os preços rondam os 150 euros por pessoa por viagem. Os balões podem levar entre 4 e 21 passageiros.

Em Albufeira, durante este fim-de-semana, qualquer pessoa pode experimentar os balões (há cerca de dez), no 1º Festival de Balões de Albufeira, ainda que na maioria os voos sejam cativos, isto é, o cesto está preso ao chão e o balão está fixo a um ponto.

Entre hoje e amanhã, quem quiser testar os balões pode fazê-lo em Albufeira, na Praça dos Pescadores, no Parque da Alfarrobeira e nas Areias de São João (parque de estacionamento Sá Carneiro Norte).

Para quem quiser experimentar o voo livre ficam aqui alguns contactos:

Helena Sá - Barlavento Balloons - Algarve (Lagos) 914 532300

Aníbal Soares - Publibalão - Alentejo (Fronteira) 91 2207276

Luís Ferreira - Bragança - 93 9509436