Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

PSD quer "recuperar" BT da GNR

Intenção do PSD é "recuperar" a Brigada de Trânsito, podendo até o nome ser alterado. Partido quer "corrigir um erro que foi feito na alteração da lei orgânica da GNR".

<#comment comment="[if gte mso 9]> Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 <#comment comment="[if gte mso 9]> <#comment comment=" /* Font Definitions */ @font-face {font-family:Tahoma; panose-1:2 11 6 4 3 5 4 4 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:swiss; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:1627421319 -2147483648 8 0 66047 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:72.0pt 90.0pt 72.0pt 90.0pt; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} "> <#comment comment="[if gte mso 10]>

O PSD vai apresentar uma iniciativa legislativa para "recuperar" a extinta Brigada de Trânsito (BT) da GNR, disse hoje o deputado social democrata Carlos Peixoto. 

"O PSD vai apresentar uma iniciativa legislativa para voltar a ter a BT no seio da GNR", disse o deputado na Comissão Parlamentar dos Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, onde foi ouvido o ministro da Administração, Rui Pereira, em audição. 

Carlos Peixoto adiantou que a intenção é "recuperar" a BT, podendo até o nome ser alterado. "Com esta denominação ou com outra. O que se pretende é corrigir um erro que foi feito na alteração da lei orgânica da GNR", sustenta.

Com a entrada em vigor da lei orgânica da GNR, a BT foi extinta, passando os cerca de 2500 militares a fazer parte dos destacamentos territoriais, e foi criada a Unidade Nacional de Trânsito (UNT), com cerca de 160 elementos.

Multas baixaram para metade

A extinção da BT tem provocado contestação entre os seus ex-membros e um estudo recente do Ministério da Administração Interna concluiu que as multas diminuíram em 50% com o fim da Brigada de Trânsito. 

O deputado do PSD afirmou que os 2500 militares que passaram a integrar os destacamentos territoriais "estão a perder a especialização de alto nível que receberam na BT", acrescentando que há "uma mais fraca fiscalização das estradas". 

Carlos Peixoto manifestou-se "satisfeito" por o ministro da Administração Interna ter dito que "está disponível para discutir as alterações necessárias", o que, na opinião do deputado, é "meia confissão de que as coisas não estão a correr bem". 

Na Comissão Parlamentar, Rui Pereira disse "estar disponível" para discutir "com todos os grupos parlamentares" alterações ao funcionamento da UNT.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***